postado em 06/01/2010 14:51
O Flamengo deve anunciar nesta quinta-feira a contratação de seu primeiro reforço para a temporada de 2010: o volante Fernando, que no último Campeonato Brasileiro defendeu o Goiás. O jogador, de 23 anos, já atuou por São Paulo e Portuguesa de Desportos. Antes de fechar com o clube rubro-negro, ele negociava com o Santos - indicado pelo técnico Dorival Júnior -, mas acabou optando pelo futebol carioca.
Fernando é irmão de Carlos Alberto, do Vasco, e, assim como o capitão cruzmaltino, foi revelado nas divisões de base do Fluminense. O seu ponto forte é o poder de marcação, mas ele também gosta de tratar a bola com carinho. A contratação do volante tem por objetivo suprir a ausência de Aírton, que trocou o Flamengo pelo Benfica, de Portugal.
Antes de contratar reforços como estão fazendo os rivais, a prioridade do Flamengo é manter os jogadores que conquistaram em 2009 o título de campeão brasileiro, disse o técnico Andrade.
Um assunto importante para o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, é a renovação do contrato do zagueiro Ronaldo Angelim, autor do segundo gol na vitória por 2 x 1 sobre o Grêmio, que deu ao clube o seu último título brasileiro. O jogador não se reapresentou para os trabalhos de pré-temporada. Para o técnico Andrade, tudo é uma questão de tempo.
Além de Angelim, Maldonado, entregue ao departamento médico em recuperação de uma cirurgia no joelho, e Léo Moura, prestes a fazer uma cirurgia para a retirada de um tumor na fossa nasal esquerda, também não estão trabalhando com o grupo.
A delegação rubro-negra seguirá na noite desta quarta-feira para Porto Feliz, no interior paulista, onde será realizada a pré-temporada. A estreia na Taça Guanabara - primeiro turno do Campeonato Carioca - será no dia 17, no Maracanã, contra o Duque de Caxias.