postado em 06/01/2010 21:28
O Grêmio foi derrotado pelo Nacional-AM por 2 x 1 na noite desta quarta-feira, pelo Grupo N da Copa São Paulo de Juniores, em São José dos Campos. O revés coloca a equipe gaúcha na lanterna do grupo, com apenas um ponto. O Nacional vai a três, igualando o São José, mas assumindo a segunda posição nos critérios de desempate.
O jogo
Após mais de trinta minutos de atraso devido à falta de uma ambulância no Estádio Martins Pereira, o Nacional surpreendeu o Grêmio logo no começo do jogo. Com apenas oito minutos, Helton aproveitou escanteio cobrado por Paulo Henrique e, de cabeça, abriu o placar para os amazonenses. Aos 13, Willian recebeu passe de Ruan na grande área e acertou a rede pelo lado de fora, quase ampliando para a equipe de Manaus.
Apesar de permanecer mais tempo com a bola, os gaúchos não conseguiam criar chances reais de gol, oferecendo perigo praticamente nulo ao goleiro Hyan. Vindo de empate com o Confiança-SE na primeira rodada, o Grêmio sentia a pressão. A derrota colocava o Tricolor na lanterna do grupo, com apenas um ponto, atrás de São José e do próprio Nacional, com três, e do líder Confiança, com quatro.
Os jogadores dos dois times e os torcedores presentes no Martins Pereira assustavam-se com os inúmeros trovões e relâmpagos em São José dos Campos. Dentro de campo, o Grêmio valorizava as jogadas pelo lado direito do campo, com o lateral e capitão da equipe, Spessato. A melhor chance gremista no primeiro tempo, entretanto, foi um chute de Fernando da entrada da área a dois minutos do fim.
Para a segunda etapa, os gaúchos voltaram sob uma postura claramente ofensiva, lançando-se ao ataque. Entretanto, a defesa amazonense não dava espaço, marcando os tricolores em cima. Em contra-ataque aos 22, Diego lançou João Paulo que, aproveitando-se da desarrumada zaga gremista, bateu na saída do goleiro Tiago, fazendo 2 x 0 para o Nacional.
O Grêmio ainda descontou aos 36 com Fernando, de pênalti, mas já era tarde. Com o resultado, os gaúchos ficam muito distantes da vaga na próxima fase e do sonho de conquistar pela primeira vez a Copa São Paulo de Juniores.
Serpianos goleiam
Na partida preliminar, o Confiança-SE goleou o São José por 5 x 2, assumindo a liderança do Grupo N. Com dois gols de Henrique, um de Bruno, um de Índio e um de Deivison, os sergipanos chegaram a quatro pontos, isolando-se na ponta. Os dois gols dos "donos da casa" foram marcados por Lennon.