Superesportes

Flamengo enfrenta dificuldades na pré-temporada

Clube rubro-negro perde jogadores importantes após a conquista do Campeonato Brasileiro e sofre em busca de reforços para a temporada

Joana Tiso
postado em 07/01/2010 08:32
Rio de Janeiro ; A calma de Andrade esconde a ansiedade que qualquer profissional teria se treinasse o Flamengo hoje. Campeão brasileiro, o rubro-negro sofre para encontrar peças de reposição no mercado, renovar o vínculo dos jogadores valorizados e confirmar o favoritismo no estadual. Até agora, as notícias são de perdas. Aírton, Everton e Zé Roberto já se despediram. Maldonado recupera-se de uma lesão no joelho e só volta a jogar em março, segundo o médico José Luís Runco. Sem contrato, o zagueiro Ronaldo Angelim segue negociando com a diretoria e ainda não se reapresentou. Para piorar, Andrade corre o risco de ficar sem os laterais titulares na estreia do Carioca, em 17 de janeiro, diante do Duque de Caxias.

Juan foi suspenso por 10 jogos pelas ameaças ao meia Maicosuel, ex-Botafogo, no campeonato de 2009. O Flamengo tenta, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, converter a punição em cestas básicas. O caso de Léo Moura assusta mais. Os exames de rotina detectaram um problema na fossa nasal direita do camisa 2. ;É uma massa. Só com a biópsia saberemos exatamente do que se trata. Dificulta a respiração, mas ele não sente nada;, explicou Runco. O lateral será submetido a uma cirurgia hoje de manhã para a retirada da massa. Se for benigna, Leonardo volta aos treinos em cerca de uma semana.

O lateral, portanto, não viaja com o elenco para Porto Feliz (SP) e deve desfalcar o time contra o Caxias, no Maracanã. De contrato renovado, Everton Silva é o substituto. ;Claro que foi um susto, mas estou confiante de que vai dar tudo certo. O médico (Augusto César) responsável pelo procedimento será o mesmo que operou o rosto de Renato Augusto e de David. Tenho certeza de que estarei em boas mãos;, disse Léo Moura.

Por enquanto, nenhum jogador chegou ao clube. Entre os nomes especulados, o único confirmado pelo vice de futebol, Marcos Braz, foi o de Vagner Love, atualmente no Palmeiras. Mas a negociação é complicada e se arrasta há semanas. Braz já avisou que só entrará em cena depois que o atleta resolver a pendência com o alviverde. Na lista de reforços feita por Andrade há um zagueiro, um volante, um meia e um atacante. O treinador pensa em Leandro Euzébio, do Goiás (também pretendido pelo Fluminense), para a defesa e espera o acerto com Love. Rafael Sobis e Emerson, que estão no futebol árabe, são outros que interessam ao comandante.

Com a saída de Everton, a diretoria estuda alternativas para a reserva de Juan. As opções para a lateral esquerda são Egídio, que voltou de empréstimo, e Vitor Saba, promovido da base. Quem está muito perto da Gávea é o volante Fernando, irmão do vascaíno Carlos Alberto. O jogador, do Goiás, chega para compor elenco. Kleberson, Toró e Willians são os favoritos para as vagas, além do lesionado Maldonado, que é titular.

Marcos Braz fez questão de acalmar a torcida e revelou que o clube trabalha nos bastidores com prudência. ;Todas as questões estão sendo resolvidas de modo que não interfiram na situação financeira do Flamengo. Entendo que o torcedor não se sinta confortável, mas o momento é de ter tranquilidade;, afirmou. ;A reposição não será feita de maneira louca, como aconteceu durante um bom tempo aqui;, emendou o dirigente, que pretende quitar a dívida que o clube tem com o elenco e só depois reforçar o time.

Embarque sem as estrelas
A equipe rubro-negra viajou ontem, após o treino da tarde, para Porto Feliz (SP), onde realiza a pré-temporada até o dia 15. Dois desfalques chamaram a atenção dos torcedores que estiveram no aeroporto: o atacante Adriano e o meia Petkovic. Eles foram liberados e se juntam ao grupo ainda nesta semana. Pet está na Sérvia e o Imperador cuida da burocracia para a inauguração de uma academia no Rio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação