postado em 07/01/2010 11:23
Seis match-points e 2h21 de jogo foram necessários para que Justine Henin chegasse às semifinais logo no torneio que marca o fim de sua aposentadoria, o de Brisbane. Na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), a belga levou uma série de sustos antes de vencer Melinda Czink por 6/2, 3/6 e 7/6 (7-5), resultado que a classificou para enfrentar Ana Ivanovic e a aproximou de realizar uma final com Kim Clijsters.
"É este o tipo de partida de que preciso - não tão longa, talvez", ressaltou Henin, sorrindo. Na última rodada, ela perdeu um set de forma inédita na semana e também desperdiçou uma quebra de vantagem na terceira parcial, em que liderava por 4/1. Assim, só foi confirmar o placar no sexto ponto da partida, 24 minutos depois de haver tido a primeira oportunidade.
Classificada apesar do sufoco contra a 37ª colocada do ranking feminino, a belga terá um grande teste pela frente, já que realizará um confronto entre antigas líderes do ranking com Ana Ivanovic. Em má fase na temporada passada, em que foi semifinalista de apenas um torneio, a número 21 do mundo vem mostrando novo ritmo em Brisbane, onde eliminou a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 6/2 e 7/6 (8-6).
"É empolgante poder fazer tantas partidas e agora com Ana - este é o tipo de jogo que amo. Trata-se de uma ótima sensação e uma grande preparação", completou Henin. De volta às quadras após 19 meses de ausência, a dona de sete Grand Slams busca ganhar ritmo para o Aberto da Austrália, cujo início está marcado para 18 de janeiro. Até aqui, a estrela está invicta em quatro encontros com Ivanovic e buscará manter o retrospecto a partir das 23h (de Brasília) desta quinta-feira.
Clijsters de olho em decisão: Outra tenista que retornou recentemente de aposentadoria, Kim Clijsters também está em ação em Brisbane. E com sucesso, já que a atual campeã do Aberto dos Estados Unidos foi às semifinais na manhã desta quinta, quando aplicou 6/1, 0/6 e 6/1 sobre a tcheca Lucie Safarova.
Clijsters, que vinha atropelando e só havia cedido seis games na competição australiana, precisou suar pela primeira vez. Mesmo assim, o irregular confronto não chegou a ser cansativo, tendo durado apenas 1h25.
Buscando o segundo título desde a volta às atividades, que ocorreu em agosto passado, a também belga é favorita ante a alemã Andrea Petkovic. A dona do 55º lugar do ranking surpreendeu a eslovaca Daniela Hantuchova, 24ª, com fáceis 6/4 e 6/2. O inédito confronto acontece por volta das 2h30 de sexta-feira.