postado em 07/01/2010 13:56
O novo sistema de pontuação da Fórmula 1, anunciado em dezembro pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), corre o risco de nem estrear. De acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport, os dirigentes estão estudando implantar um outro sistema para definir o campeão da próxima temporada.
Em dezembro, a FIA decidiu que, ao invés de os oito primeiros colocados de cada corrida conquistarem respectivamente com "10-8-6-5-4-3-2-1" pontos, seriam premiados os dez melhores de casa prova com o sistema de "25-20-15-10-8-6-5-3-2-1" pontos. A ideia era valorizar a vitória, proporcionando provas mais emocionantes.
O problema é que a diferença entre o conquistado pelo primeiro, pelo segundo e pelo terceiro colocado segue a mesma proporção (um segundo lugar continua valendo 80% da vitória e um terceiro, 60%). Ou seja, na prática, a alteração só mudaria o campeonato da principal categoria do automobilismo mundial nas posições intermediárias.
A proposta agora é definir a distribuição dos pontos em "25-18-15-12-10-8-6-4-2-1", diminuindo o valor da segunda posição, que passaria a ser de 72% da vitória. Ainda que não muito, a FIA espera que a alteração corrija o erro da primeira mudança.
Recentemente, o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, também revelou que o dono da pole-position e o responsável pela volta mais rápida de cada corrida também devem ser recompensados. A definição dos casos devem ocorrer nos próximos dias.