postado em 07/01/2010 15:09
A realização da pré-temporada de Grêmio e Internacional simultaneamente em Bento Gonçalves tem trazido alguns problemas para a Serra Gaúcha. Episódios de hostilidade entre torcedores têm sido registrados e, depois do apedrejamento do ônibus colorado na noite desta quarta-feira, a Polícia Militar decidiu aumentar a segurança das delegações - foram enviadas à cidade cinco viaturas extras. O policiamento será feito 24 horas.Depois de recepcionar o elenco gaúcho na chegada à Serra Gaúcha, torcedores tricolores iniciaram baderna em frente ao hotel onde a delegação do Internacional está hospedada - faixas de apoio ao time de Jorge Fossati foram arracandas. Antes ainda, um outdoor com o escudo do Grêmio foi danificado por torcedores do Internacional, que tentaram incendiá-lo.
Por isso, o Comando da Brigada se reuniu com dirigentes da dupla Gre-nal e membros das torcidas organizadas na manhã desta quinta-feira para pedir apoio. O assessor de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira, no entanto, minimizou os incidentes registrados. "Eu não tenho acompanhado muito, li pouco a respeito. Mas isso é uma coisa normal entre os torcedores", disse, ao ClicRbs.
A polícia está tendo trabalho para conter os ânimos e a rivalidade. "Efetuamos cinco prisões: dois indivíduos da torcida Grêmio que estavam danificando uma viatura da Brigada Militar, e outros três que tentaram colocar fogo em um outdoor do Grêmio", afirmou o Major Paulo Marinho, comandante do 3; Batalhão de Áreas Turísticas, ao Zero Hora.
O Grêmio faz pré-temporada em Bento Gonçalves há seis anos, enquanto o Inter se utiliza da cidade há oito anos. Apesar disso, a diretoria colorada estuda se reunir com o rival para determinar o fim da coincidência, hipótese não descartada pelos dirigentes gremistas.
"É difícil, o calendário imposto é exíguo, temos 10 dias para treinar e 12 meses para jogar. Mas há entre nós uma relação cordial, estamos abertos à conversação", afirmou Luiz Onofre Meira.