postado em 07/01/2010 17:01
Os incidentes registrados entre gremistas e colorados nesta quarta-feira em Bento Gonçalves e que culminaram com a detenção de cinco pessoas levantaram suspeitas quanto à viabilidade de dois clubes rivais fazendo pré-temporada na mesma cidade. Na tarde desta quinta-feira, no entanto, diretores de Grêmio e Inter confirmaram que os planos serão mantidos e minimizaram o ocorrido.
"O Grêmio condena qualquer tipo de violência, mas não vejo impeditivo para não fazermos as pré-temporadas simultâneas. Acho que é compatível realizar isso em conjunto. Só agora que ocorreram problemas e, para mim, foram fatos isolados", disse César Pacheco, membro do Conselho de Administração do Grêmio, minimizando os fatos.
A rivalidade ficou acirrada em Bento Gonçalves. Torcedores do Inter estragaram e tentaram incendiar um outdoor com o logotipo do rival. Os tricolores, por sua vez, apedrejaram o ônibus colorado e ainda fizeram baderna em frente ao hotel onde o elenco de Jorge Fossati está concentrado, arrancando faixas de apoio. Por isso, representantes dos clubes se reuniram com a Brigada Militar local.
"Inter e Grêmio não se movimentarão em Bento Gonçalves sem a Brigada", garantiu o Major Marinho, que se mostrou satisfeito com as providências tomadas para o restabelecimento da ordem. "Temos oito anos de experiência com pré-temporada aqui e nunca vimos um episódio que manchasse essa relação. Os torcedores de Bento sempre se respeitaram", disse.
Por isso, alterar a programação para os próximos anos, por enquanto, é hipótese descartada por ambos os clubes. "Temos toda a estrutura à disposição aqui. Mesmo se os clubes estivessem sozinhos em qualquer cidade isso poderia ter acontecido", disse Pacheco. O vice-presidente de serviços especializados do Internacional, Roberto Siegmann, concordou e apresentou mais argumentos.
"Temos que ressaltar que não é só um evento esportivo. (A pré-temporada) movimenta economicamente o município e essa manifestações prejudicam as instituições. Temos uma relação cordial com o nosso rival", garantiu o dirigente. Ambos os clubes esperam paz nos dias restantes para a preparação na Serra Gaúcha.