Superesportes

Brasileiros ficam fora da briga no Rali Dakar

Maurício Neves e Clécio Maestrelli sofrem acidente e abandonam competição. Franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret ganham a sexta etapa

postado em 08/01/2010 08:26
Iquique (Chile) ; Brasileiros mais bem classificados na categoria carros do Rali Dakar 2010, Maurício Neves e Clécio Maestrelli abandonaram a disputa devido a um forte acidente sofrido entre os quilômetros 117 e 153 da especial entre Antofagasta e Iquique, no Chile.

O Race Touareg 2 da dupla capotou após colidir com uma pedra. ;Nos vínhamos andando forte, e no Dakar as referências muitas vezes são distantes. Quando entramos num trecho desses, nos deparamos com uma lombada que não estava na planilha;, contou Clécio. ;As planilhas no Dakar não são tão detalhadas. Como vínhamos muito rápido, voamos e capotamos de frente umas cinco ou seis vezes.;

O navegador não sofreu ferimentos, ao contrário do piloto da Volkswagen Motorsports. ;Maurício está sendo atendido, está bem. Segundo os médicos, fraturou uma costela. Estamos seguindo para o hospital em Antofagasta, onde ele deve passar por exames e ficará em observação por precaução;, afirmou Clécio.

Estreantes, Maurício e Clécio faziam uma prova histórica, sendo os primeiros representantes verde-amarelos a liderarem um especial no Dakar, além de conquistar o terceiro lugar na etapa do último domingo, melhor resultado do país na história da prova. A dupla ocupava o sétimo lugar na classificação geral do Dakar.

O francês Stephane Peterhansel ganhou a disputa da etapa. Ao lado do compatriota e navegador Jean-Paul Cottret, ele fez os 418km cronometrados, do total de 598, em 4h23min55s. Em segundo lugar chegaram os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz. Eles fecharam apenas 47 segundos atrás dos líderes. O americano Mark Miller e o sul-africano Ralph Pitchford terminaram em terceiro, com o tempo de 4h32min50s. No geral, Sainz e Cruz lideram com 20h35min33s.

A sétima etapa do Dakar ocorre hoje, com os pilotos voltando de Iquique para Antofagasta. Serão 600km cronometrados, com 641 no total.

Italiano em estado grave

Iquique ; O motociclista italiano Luca Manca, vítima de um grave acidente durante a sexta etapa do Rali Dakar 2010, está em estado grave, informaram os organizadores da prova. O acidente aconteceu no km 10 da especial. Ele recebeu os primeiros socorros rapidamente, pois um helicóptero do Dakar estava próximo ao local do acidente.

Manca foi transportado para o hospital Del Cobre de Calama, onde foi diagnosticado um traumatismo craniano, além de outras fraturas pelo corpo. O piloto, que respira por aparelhos e corre risco de morte, aguardava na UTI a sua transferência para o Hospital de Santiago.

Natural da Sardenha, Manca ocupava o nono lugar da classificação geral. Com 29 anos, ele participava do Rali Dakar pela primeira vez. ;A diferença entre os profissionais e os amadores é a consciência do risco;, explicava o piloto no fim do mês passado a um jornal de seu país.

O espanhol Marc Coma foi o vencedor da etapa de ontem, abrindo mais de 10 minutos em cima dos demais competidores. O francês Cyril Despres, líder da classificação geral, terminou em segundo. Coma é agora o quarto colocado do geral. Esta edição do Dakar já teve uma morte. A espectadora Natalia Sonia Gallardo foi atropelada pelo carro do piloto alemão Mirco Shultis e do tcheco Ulrich Leardi na primeira etapa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação