postado em 08/01/2010 23:30
O Vasco venceu o União São João por 2 a 1 na noite desta sexta-feira, em seu último jogo pela primeira fase da Copa São Paulo de Juniores. Com o resultado, os cruz-maltinos foram a 7 pontos, mesma pontuação do CFZ-DF. Entretanto, a equipe do Distrito Federal garantiu a liderança e a vaga na próxima fase através do saldo de gols. Os cariocas são, até o momento, os melhores entre os segundos colocados e devem alcançar a classificação através do índice técnico.
O jogo - Precisando de quatro gols para garantir a primeira posição do grupo e a classificação para a segunda fase da competição, o Vasco começou a partida pressionando o União São João pelas laterais do campo. Com jogadas rápidas pelos flancos, os cruz-maltinos abriram o placar logo aos 9 minutos de jogo. Após passe de Willen, Jonathan invadiu a área sozinho pela direita e bateu cruzado, sem chances para Cleber.
Eliminado na competição, o time do interior paulista assistia ao Vasco trocando passes no meio-de-campo. A grama alta do Estádio Dr. Hermínio Ometto combinada à chuva que caía na cidade de Araras dificultava a principal arma dos cariocas com os laterais Jonatan Alves e Ari. Desestimulado pelas duas derrotas nos dois primeiros jogos, contra CFZ-DF e Atlético de Sorocaba, o União sequer se aproximava do gol defendido por Gott.
O Vasco voltou sem alterações para a etapa complementar, enquanto o União São João trocou Kevin por Gusmão. Logo no primeiro lance após o intervalo, Jonathan arriscou no rebote de Cleber, acertando a trave do goleiro paulista. Aos 4, o União respondeu com Sorín, cobrando falta que tirou tinta da trave direita de Gott.
Errando muitos passes, os cruz-maltinos não aproveitavam o espaço dado pelos paulistas, errando muitos passes na saída de bola. Aos 28, o atacante Ribeiro roubou a bola no meio de campo e passou para Bruno bater no canto direito de Gott, empatando a partida. O empate eliminava o Vasco da competição.
Logo na reposição, em escanteio cobrado pela direita, Jonathan desviou e Willen, completamente desmarcado, empurrou para as redes de cabeça, marcando seu terceiro gol na competição e recolocando os cariocas à frente. Apesar da frustração, o gol serviu como uma injeção de ânimo para o União São João, que, sem nada a perder, partiu para cima do Vasco.
Aos 38, Bruno aproveitou escanteio e resvalou de cabeça, acertando a trave esquerda de Gott. Recuados, os cruz-maltinos limitaram-se conter as últimas ofensivas paulistas, mantendo viva a possibilidade da classificação para a próxima fase.
Vitória e liderança - Na preliminar, o CFZ-DF fez 3 a 1 no Atlético de Sorocaba, alcançando a liderança do Grupo O e forçando o Vasco a fazer quatro gols de diferença para ultrapassa-lo. A equipe de Brasília abriu o placar com Marcos Fernando aos 2 minutos de partida e se fechou para segurar o resultado. Entretanto, aos 28 do segundo tempo os sorocabanos empataram com Yago. Sem se abalar, o CFZ voltou à frente apenas dois minutos depois, com Giuliano e ampliou aos 44 com Carlaine, fechando a partida.