Superesportes

Locais públicos para a prática do tênis em Brasília estão em péssima situação

postado em 09/01/2010 09:09
É verdade que o tempo nas últimas semanas não tem sido um grande aliado dos apaixonados por tênis na capital. Mas ainda que todos os dias do ano fossem de sol, os candangos que curtem o esporte que revelou ao Brasil e ao mundo o talento de Gustavo Kuerten têm, geralmente, que se associar a algum clube se quiserem dar suas raquetadas. Nesse sentido, o que acontece se alguém que não frequenta nenhum clube tiver vontade de jogar tênis?


A má notícia para quem busca um espaço para treinar ou se divertir é que existe apenas um lugar público na cidade que apresenta condições ideais para a prática do esporte no Plano Piloto. Isso não quer dizer que as quadras não existam. Pelo contrário. Só no complexo da Secretaria de Esportes, antigo Defer (ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho), são doze. O problema é que o estado da maioria dos espaços públicos para se jogar tênis na capital é lastimável.

A pedido do Correio, dois especialistas na modalidade visitaram diversas quadras públicas de Brasília e avaliaram as condições de cada espaço. A iniciativa abre uma série que será publicada a cada fim de semana. As reportagens trarão a opinião de técnicos, atletas ou ex-atletas sobre o estado dos locais públicos onde se pode praticar esporte na cidade.

Depois de rodar pelas quadras da UnB, do complexo da Secretaria de Esportes, do Parque da Cidade e das quadras da 202 Sul, da 104/105 Sul, da Península dos Ministros (QL 12 do Lago Sul) e da QI 15 do Lago Sul, Edison Raw, técnico do Clube do Exército e da Vila do Tênis, e Hayrton Ferreira, um dos pais do esporte na cidade e atual número 10 do ranking mundial da categoria 65-69 anos, ficaram chocados com o que viram.

"Só existe uma quadra pública realmente decente na cidade, que é da Delícia (QI 15). O resto, a maioria está em um estado deplorável, que não combina em nada com Brasília", dispara Edison Raw. "O que falta, na maioria das quadras, é manutenção. Na verdade, tirando a quadra da QI 15, todas as outras precisariam de uma ampla reforma para a troca do piso", segue Hayrton Ferreira.

Leia no próximo sábado: a avaliação das quadras públicas de basquete

Nível internacional


LAGO SUL ; QI 15

"Essa quadra é nota 10. Parece uma quadra particular. Aqui dá gosto de treinar e jogar. O piso é lisonda (profissional), o alambrado é novo, a pintura está perfeita, as áreas de fundo e da lateral são ótimas. Enfim, é uma quadra padrão, construída em um lugar muito bonito. Aqui é possível até fazer um jogo internacional."
Edison Raw

"Se nas outras quadras que a gente visitou a comunidade ou o governo não se manifestaram e deixaram os lugares abandonados, aqui foi feito um trabalho muito bom. Só a rede não está completamente nova. Mas o resto está perfeito. Tem até uma área de escoamento de chuva muito bem construída."

Hayrton Ferreira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação