postado em 09/01/2010 12:23
Com a primeira metade do Rali Dakar 2010 percorrida, o sábado será de descanso para pilotos e navegadores. Entretanto, o mesmo não se pode dizer dos mecânicos, que aproveitam a pausa para fazer uma manutenção nos veículos que encaram o desafio pela Argentina e Chile.
"Para os mecânicos será um dia bastante puxado, pois eles trabalharão dia e noite para deixar os veículos novinhos em folha para a próxima etapa", comentou o navegador português Filipe Palmeiro, que ao lado de Guilherme Spinelli ocupa a oitava colocação na categoria carros.
"Para nós será um dia para se alimentar melhor e descansar, mas sem esquecer que estamos participando do maior rali do mundo. Ou seja nada de relaxar demais", lembrou o europeu.
Melhor brasileiro entre os seis que ainda restam em todo o Dakar, Spinelli demonstra concentração. "Chegamos na metade da campetição, mas isso não quer dizer muita coisa, ainda não ganhamos nada. Temos que manter essa tocada firme, evitando os riscos o máximo possível", avaliou.
Apesar de estarem desclassificados desde a travessia da fronteira entre Argentina e Chile, Klever Kolberg e Giovanni Godoi seguem no trajeto a fim de testar o carro movido a etanol.
"Hoje, o rali vira uma grande oficina. O carro é desmontado e são feitas algumas trocas de peças que já estavam planejadas, como por exemplo o câmbio, a embreagem, além da troca de lubrificantes, fluidos, filtros, etc", explicou Kolberg, brasileiro que mais vezes esteve no Dakar, com 22 participações.
"Descanso é só de dirigir. Mas vou estar junto com o time, e também vou aproveitar para receber alguns convidados e patrocinadores. Então, nada de acordar tarde, porque vai ser um dia de bastante trabalho", garantiu o piloto.