Superesportes

Em clima tenso, Copa Africana abre 2010 com estrelas europeias

postado em 09/01/2010 20:51
Luanda (Angola) - Tentando esquecer o atentado que atingiu a seleção de Togo - que teve o ônibus metralhado na sexta-feira e decidiu abandonar o torneio - os olhos de todo mundo estarão na África em 2010. Com a realização da primeira Copa do Mundo em solo africano, o continente todo já respira futebol. No entanto, antes do Mundial da África do Sul, Angola recebe a Copa Africana de Nações.

Maior competição continental, a CAN terá um sabor especial neste ano, pois, além de todos os holofotes e previsões para a Copa co Mundo, o torneio estará recheado de diversas estrelas de clubes de ponta da Europa.

Só a seleção da Costa do Marfim conta com Didier Drogba e Salomon Kalou, do Chelsea, Emmanuel Eboué, do Arsenal, e os irmãos Yaya, do Barcelona, e Kolo Touré, do Manchester City. No time de Gana, animado e cheio de revelações que ganharam o Mundial sub-20 em 2009, Michael Essien, também dos Blues fica sem os companheiros Appiah e Muntari, lesionados. Camarões tem como "rei" o atacante Samuel Eto;o, da Inter de Milão, enquanto Kanouté comanda sozinho a seleção de Mali.

O fato até irrita os clubes europeus, que a cada biênio perdem jogadores vitais por um mês no meio de temporada, uma vez que os calendários continentais são diferentes. Diversos treinadores da Europa já reclamaram da competição.

No entanto, mesmo sem o elenco estrelado dos concorrentes, é o Egito quem vem faturando tudo recentemente na Copa Africana de Nações, e já é bicampeão nas duas últimas edições da competição. Os outros maiores favoritos são Costa do Marfim, adversária do Brasil na Copa do Mundo, Gana e Camarões, empatados como segundos maiores vencedores do torneio com quatro títulos (Egito tem seis)

Apostando na boa evolução e no fator casa, a seleção de Angola também pode surpreender e faturar o torneio. "Espero que todos os angolanos possam viver entusiasticamente esse momento, e que os atletas se esforcem para dignificar o esforço de toda nação", afirmou o ex-jogador português Luís Figo.

E se o prêmio fosse por esforço de ser país-sede, Angola já teria sido campeã. Para sediar a CAN, o governo angolano investiu mais de US$ 100 milhões para implementar a infra-estrutura e a construção e reformas de nove estádios nas quatro cidades que serão anfitriãs do torneio, a capital Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango.

Por outro lado, além dos problemas de prazos (as arenas só foram entregues nesta semana e não terão nenhuma partida-teste), ainda há o fantasma da guerra civil em Angola, e a violência. Depois de sofrer atentado, tendo o ônibus metralhado, a delegação da seleção de Togo decidiu abandonar o torneio. Assim como os togoleses, as delegações de Costa do Marfim, Gana e Burkina Faso não devem mais ficar em Cabinda, cidade inicialmente designada para receber o Grupo B.

Já o Grupo A (Angola, Mali, Malawi e Argélia) fica em Luanda, enquanto o Grupo C (Egito, Nigéria, Moçambique e Benin) está hospedado em Benguela e o Grupo D (Camarões, Gabão, Zâmbia e Tunísia), em Lubango.

Confira a primeira rodada da Copa Africana de Nações:

Domingo, 10 de janeiro
Angola x Mali

Segunda-feira, 11 de janeiro
Malawi x Argélia
Costa do Marfim x Burkina Faso
* Gana x Togo

* Com a desistência de Togo, Gana deve ganhar a partida por WO

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação