Superesportes

Sport, Náutico e Santa Cruz acreditam que o Campeonato Pernambucano pode ser a conquista para esquecer 2009

postado em 11/01/2010 08:30
Marcel Tito

Recife ; Parece que a temporada passada não existiu. Ninguém está triste. Eufóricos, sim. Pela expectativa do pentacampeonato, do fim do jejum de cinco anos sem títulos, da conquista heroica diante da força econômica dos rivais. Eufóricos pelo início de mais um Campeonato Pernambucano, uma competição feita sob medida para quem precisa esquecer máculas recentes. Basta observar os comentários das ruas na última semana. Ninguém mais fala em eliminação ou rebaixamento. Fala em título.

No pentacampeonato, no caso do Sport. O clube vê no Estadual a chance de resgatar a autoestima dos torcedores, que tanto sofreram com a campanha deprimente na Série A-2009. Pensar em deixar o título escapar causa calafrios. O planejamento é um só na Ilha do Retiro: ganhar o Estadual e depois colocar a segunda estrela prateada do peito. Falhar no início provavelmente vai comprometer o fim. Todos sabem disso.

Como sabem que o Náutico vai tentar de tudo para que isso não aconteça, a vontade nos Aflitos é encerrar o jejum de taças iniciado em 2004 e estancar a sequência rival. Nenhum alvirrubro quer deixar o Sport se aproximar do hexa. Quanto mais cedo parar, melhor. E o time está investindo. Ao contrário de outras temporadas, o clube manteve parte do elenco do ano anterior, a exemplo de Carlinhos Bala, que nos últimos cinco anos conquistou três títulos estaduais. Tem faro aguçado de gol em Pernambuco.

Atrás de Sport e Náutico, está o Santa Cruz, com um elenco desconhecido, totalmente reformulado e sem estrelas, com custo bem abaixo dos rivais. Características insuficientes para desmotivar os tricolores. Os torcedores acreditam que podem surpreender. Apostam no maior tempo de preparação que tiveram e na inexistência de favoritos dos clássicos. Têm fé. E ela não precisa de explicação.

Interior
Os rebaixamentos de Náutico e do Sport para a Série B, a situação do Santa Cruz, que vai lutar por vaga na Série D, e também a mudança na fórmula de disputa do Estadual deixaram até os times do interior animados. Algumas equipes abandonaram o modesto discurso de conquistar o título do interior e pensam na taça principal. Sonham alto, de forma imediata, como os três grandes da capital. Para todos eles, fica o alerta para não sonhar exclusivamente com o Estadual e esquecer do restante da temporada. O pesadelo pode ser ainda pior do que foi em 2009.

EM 2009
Campeão: Sport
Vice-campeão: Náutico
Artilheiro: Marcelo Ramos (Santa Cruz) - 18 gols
Quem caiu: Serrano e Petrolina
Quem subiu: Vera Cruz e Araripina

EM 2010
Período: 13/1 a 4/5
Os 12 times se enfrentam em turno e returno na primeira fase, classificando os quatro primeiros às semifinais. Os dois últimos caem para a Segundona do ano que vem. Nas semifinais (1; x 4;; e 2; x 3;) e finais, o time de melhor campanha nas fases anteriores faz a segunda partida em casa. Em caso de empate em pontos e saldo de gols, classifica-se o time que marcar mais gols fora de casa. Persistindo a igualdade, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Sport Club do Recife
Fundação: 13/5/1905
Site: www.sportrecife.com.br
Títulos: 38
Estádio: Ilha do Retiro
Capacidade: 55 mil
Para conquistar o pentacampeonato, o Sport contratou Montoya (zagueiro), Eduardo Ratinho e Júlio César (laterais-direito), André Luiz (lateral-esquerdo), Toby (volante), Ricardinho e Eduardo Ramos (meias), Nádson e Dairo (atacantes). O técnico é Givanildo Oliveira.

Araripina Futebol Clube
Fundação: 3/1/2008
Site: não possui
Títulos: não tem
Estádio: Chapadão do Araripe
Capacidade: 5.000
Vice-campeão da Série A2, o Araripina faz sua estreia na elite estadual. A aposta do técnico Williams Rodrigues é no planejamento. O goleiro Danilo acredita que o Bode pode ir longe na competição. A base que conseguiu o acesso foi mantida.

Associação Desportiva Cabense
Fundação: 26/11/1995
Site: www.azulaocabense.com.br
Títulos: não tem
Estádio: Gileno de Carli
Capacidade: 5.000
A Cabense está sediada na cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Antes se chamava Destilaria sporte Clube. As apostas do time são os atacantes Anderson e Vitinho. Adelmo Soares é o técnico.

Central Sport Club
Fundação: 15/6/1919
Site: www.centralsc.com.br
Títulos: não tem
Estádio: Lacerdão
Capacidade: 25.000
É considerada a quarta força esportiva do estado. Os destaques do time são o goleiro Izaias e os atacantes Gerailton e Anderley.

Clube Atlético do Porto
Fundação: 30/7/1993
Site: não possui
Títulos: não tem
Estádio: Antônio Inácio de Souza
Capacidade: 4.000
Time que em sua curta história já disputou torneios nacionais, como Copa do Brasil, e torneios regionais, como a Copa Nordeste, desbancando times da capital como Santa Cruz e Náutico.

Salgueiro Atlético Clube
Fundação: 23/3/1972
Site: www.salgueiroac.com.br
Títulos: não tem
Estádio: Salgueirão
Capacidade: 6.000
Em 2008, o time fez boa participação no Campeonato Pernambucano, terminando em 4; lugar. No ano passado, o Carcará do Sertão terminou a competição novamente na 4; posição.

Sete de Setembro Esporte Clube
Fundação: 7/9/1950
Site: www.7degaranhuns.com
Títulos: não tem
Estádio: Gigante do Agreste
Capacidade: 18.000
Sua sede fica na cidade de Garanhuns. Em 1982, disputou pela primeira vez o Campeonato Pernambucano. É conhecido como Guará do Agreste

Vera Cruz Futebol Clube
Fundação: 3/2/1960
Site: www.veracruzfc.com.br
Títulos: não tem
Estádio: Carneirão
Capacidade: 8.000
Concentrada desde o dia 1; de dezembro, a equipe, de volta à elite do futebol pernambucano depois de sagrar-se bicampeã da Segunda Divisão no ano passado, vem se preparando de forma intensa para fazer um bom campeonato.

Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas
Fundação: 6/5/2008
Site: www.vitoriadastabocas.com.br
Títulos: não tem
Estádio: José Vereda
Capacidade: 20.000
Apostando na renovação do time, mesclando jovens jogadores formados no próprio clube e atletas sem passagem anterior pelo futebol do Estado, o time quer surpreender os favoritos.

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube
Fundação: 3/8/1938
Site: não possui
Títulos: não tem
Estádio: Limeirão
Capacidade: 7.000
Para conquistar seu primeiro título do Campeonato Pernambucano, a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube aposta em Wilson Surubim, Rozembrick e Fabrício Ceará. Rubens Monteiro é o técnico.

Santa Cruz Futebol Clube
Fundação: 3/2/1914
Site: www.coralnet.com.br
Títulos: 24
Estádio: Arruda
Capacidade: 64.000
O time contratou 13 atletas, com destaque para Jackson, ex-Seleção Brasileira.

Clube Náutico Capibaribe
Fundação: 7/4/1901
Site: www.nautico-pe.com.br
Títulos: 21
Estádio: Aflitos
Capacidade: 19.900
O principal destaque do time é o atacante Carlinhos Bala. Na zaga, tem Cláudio Luiz, zagueiro alto, com boa presença na área. O técnico é Guilherme Macuglia. O Náutico vê na conquista do Estadual uma forma de esquecer o rebaixamento na Série A 2009.

Sport sonha com o penta
Jose Gustavo

O objetivo principal é conquistar o pentacampeonato no fim dos quase quatro meses do Pernambucano. O título serve para manter viva a hegemonia do Sport no cenário estadual. Afinal, o Leão vem arrematando tudo que disputa há três anos e meio. Desde que conquistou o segundo turno do campeonato em 2006, os rubro-negros traçaram todas as etapas do estadual. Foram os dois turnos de 2007, 2008 e 2009 onde, inclusive, sagrou-se campeão invicto. Os leoninos não deram oportunidade para nenhum outro rival ou concorrente.

Por isso mesmo, a responsabilidade do Sport neste certame de 2010 é maior ainda. Vencer a competição é essencial para seguir trilhando o caminho do tão sonhado hexacampeonato. Tropeço nesta temporada nem pensar. Mas a estrada não parece tão bem asfaltada como nos últimos anos. A falta de manutenção e o desleixo, até então natural pela disparidade para os adversários, causaram alguns buracos que podem atrapalhar ou atrasar a chegada do Leão ao seu objetivo final.

A queda para a Série B do Brasileiro diminuiu pela metade a cota de dinheiro que o clube tinha direito no Clube dos Treze. O elenco milionário foi esquecido. Com um pensamento bem mais modesto, o Sport, que perdeu mais de 15 atletas do fim da Série A para cá, contratou apenas nove jogadores para repor e com qualidade técnica inferior aos que saíram. O time do Pernambucano não tem nenhuma estrela. De ídolo da torcida apenas o goleiro Magrão e o lateral-esquerdo Dutra continuam na equipe.

As novidades leoninas para o Estadual serão apresentadas hoje, às 18h, no auditório do conselho deliberativo, na sede social do clube. O evento será aberto ao torcedor. As caras-novas são: Montoya (zagueiro), Eduardo Ratinho e Júlio César (laterais-direito), André Luiz (lateral-esquerdo), Toby (volante), Ricardinho e Eduardo Ramos (meias), Nádson e Dairo (atacantes). O elenco iniciou sua preparação há apenas uma semana. Teve pouquíssimo tempo para trabalhar a parte física e tática para o início do Estadual.

PARAIBANO LARGA EM 24 DE JANEIRO

; Com início em 24 de janeiro, o Campeonato Paraibano será disputado em turno único, dividido em duas fases, cada uma com jogos de ida e de volta. No fim da primeira fase, os quatro clubes com melhor índice técnico se classificarão.

; Os dois últimos clubes classificados no fim da primeira fase descerão à Segunda Divisão.

; Na segunda fase, os quatro primeiros clubes iniciarão com zero ponto. Após os jogos, o clube com mais pontos será campeão.

; O Botafogo é o líder de conquistas estaduais: tem 37 títulos. No entanto, é seguido de perto pelo Campinense, que tem 36 taças. O Treze tem 13 títulos. O trio é o favorito para 2010, apesar do atual campeão ser o Sousa.

CORAL TEM META HUMILDE
Ficar entre os três primeiros colocados no campeonato foi uma das metas para a atual temporada anunciadas pela diretoria - 23 dias após a vergonhosa eliminação na fase inicial da Série D. Dos grandes, o Santa Cruz é o que deve mais sofrer, mesmo se reforçando com 13 atletas.

Bala é o destaque do Timbu
Ana Paula Santos

Se no Campeonato Pernambucano do ano passado, ele dividiu a atenção e a responsabilidade de levar o Náutico ao ataque com Gilmar, na 95; edição do Estadual, Carlinhos Bala reina absoluto como principal destaque do time alvirrubro. Com três títulos pernambucanos no currículo (um pelo Santa Cruz e dois pelo Sport), o atacante quer deixar seu nome gravado na história do clube que está defendendo pela segunda temporada consecutiva. E no Estadual, a meta dele é vencer. ;A gente tem que comer grama e o Náutico tem que ser campeão;, avisou Bala.

PRIMEIRA RODADA

13/1
Sport x Arapirina
Vera Cruz x Náutico
Central x Vitória-PE
Salgueiro x Porto-PE
Ypiranga-PE x Cabense
Sete de Setembro x Santa Cruz

24/1
Assu x Baraúnas
Pot. de Mossoró x América-RN
Santa Cruz-RN x Alecrim
ABC x Corinthians-RN
Pot. de Currais Novos x Pauferrense

24/1
Auto Esporte x Esporte
Treze x Desportiva-PB
Queimadense x Campinense
Nacional-PB x Sousa
Atlético-PB x Botafogo-PB

POTIGUAR TERÁ 10 PARTICIPANTES
O Campeonato Potiguar terá 10 participantes e todos jogando contra todos. Serão dois turnos. O primeiro marca os jogos de ida, já o segundo, os de volta. No fim de cada etapa, caso a diferença seja menor que três pontos entre os líderes, eles se enfrentarão em um jogo extra para definir o 1; colocado do turno. Isso porque os campeões dos turnos ganharão a vaga na Copa do Brasil de 2011. No fim do certame, o time que somou mais pontos fica com o título direto. Cai apenas um time. O Assu tenta o bicampeonato. No entanto, ABC, com 50 troféus, e América, com 32 conquistas, são os favoritos pela tradição. O Alecrim corre por fora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação