postado em 12/01/2010 22:08
Nos pênaltis, o CFZ-DF venceu o Flamengo na noite desta terça-feira, em Araras, alcançando a vaga na próxima fase da Copa de São Paulo de Juniores. Após 90 minutos de um jogo muito equilibrado que terminou empatado em 2 x 2, com dois gols de Guilherme para os cariocas e dois de Carlyle para o time do Distrito Federal, o CFZ venceu a primeira decisão por penalidades dessa edição da Copinha, convertendo todas as cobranças, enquanto o Mengão desperdiçou dois dos quatro pênaltis batidos.
O jogo
O Flamengo, classificado como segundo colocado do Grupo S, começou a partida pressionado pelo CFZ, primeiro do Grupo O. Buscando o resultado, o time do Distrito Federal chegou ao gol logo aos 12 minutos, furando a forte marcação rubro-negra. Carlyle recebeu dentro da área e bateu na saída de Marcelo, abrindo o placar no Estádio Hermínio Ometto.
Com a vantagem, o CFZ fechou-se completamente em seu campo defensivo. Os rubro-negros foram em busca do empate imediatamente. Revertendo a pressão do início do jogo para o seu lado, o Flamengo ameaçou com Eliabe aos 17 minutos, em chute forte de fora da área e chegou à igualdade aos 22. Da esquerda, Guilherme tentou o cruzamento e acabou encobrindo o goleiro Léo.
Com o empate restabelecido, as duas equipes equilibraram-se em chances de retornar à frente do placar. Com marcação cerrada de ambas as partes, tanto o CFZ quando o Flamengo passaram a arriscar em chutes de fora da área. Eliabe, do lado carioca, e Carlyle, pelo time do Distrito Federal, passaram muito perto de marcar o terceiro gol da partida antes do intervalo.
Na volta para a segunda etapa, o Flamengo passou a valorizar mais a posse de bola. Logo aos 4 minutos, Lorran bateu da entrada da área e a bola explodiu na trave direita de Léo. Bem postada, a zaga do CFZ segurava os constantes ataques rubro-negros. Aos 14, no entanto, os cariocas fizeram boa jogada pela direita e Guilherme bateu da entrada da área, acertando o canto esquerdo de Léo e marcando seu segundo gol na partida.
Tomando a virada, o CFZ trocou Lucas por Giuliano saiu em busca do resultado. Aos 17, Marcos Fernando quase marcou de cabeça, após escanteio batido pela esquerda. Centrando as jogadas em Carlyle, a equipe chegou ao empate novamente aos 30 do segundo tempo. Em contra-ataque do time do Distrito Federal, a bola sobrou justamente para Carlyle bater, preciso, da entrada da área, igualando mais uma vez o resultado em Araras.
O gol animou o CFZ, que passou a buscar mais o ataque. O jogo ficou aberto, resumindo-se em jogadas de contra-ataque dos dois lados. Entretanto, ninguém conseguiu marcar e a decisão foi para os pênaltis. Pelo lado do Flamengo, Lucas e Michel Pereira desperdiçaram, enquanto Carlyle, Ronaell, Marcus Rogério e Marcos Fernando garantiram a classificação do time do Distrito Federal.