postado em 14/01/2010 07:00
São Paulo ; Se há uma equipe com a obrigação de conquistar o Campeonato Paulista, ela é o Palmeiras. Depois do fiasco de 2009, o time de Muricy Ramalho nem pensa em minimizar o Estadual.;Sabemos da nossa responsabilidade e devemos encarar o Paulista como se fosse uma Copa do Mundo para não passarmos mais um ano em branco;, assume Pierre, um dos poucos jogadores do elenco prestigiado pela torcida alviverde, em litígio desde a perda do Campeonato Brasileiro e da vaga para a Taça Libertadores da América. Se não suportou a pressão por 15 anos sem um título nacional, agora o Verdão terá que se virar para começar o ano vitorioso.
À procura de reforços de renome, como o de Kleber, o Gladiador, ou do atacante boliviano Marcelo Moreno, o Palmeiras aposta na base que foi líder do Campeonato Brasileiro por 19 rodadas para ficar com o Estadual e fazer as pazes com a torcida.
Os zagueiros Danilo e Maurício Ramos e os meias Cleiton Xavier e Diego Souza, duplas que se destacaram na zaga e no meio de campo em 2009, continuam sendo a estrutura da equipe. A maior incerteza está no ataque. A novela Vágner Love continua. O jogador do CSKA, da Rússia, é pretendido pelo Flamengo.
Para Muricy Ramalho, conquistar o Campeonato Paulista é questão de honra. Palmeirense na infância, o técnico chegou com três campeonatos brasileiros consecutivos no currículo e decepcionou. Agora, terá que repetir a façanha de seu começo de carreira, quando ganhou o Paulistão pelo São Caetano, em 2004, para provar que ainda é o cara.
Se depender da vontade do elenco, a torcida terá que arranjar outra função para os amendoins jogados em campo em 2009. ;Às vezes falam que somos os /`patinhos feios/` só porque não vamos disputar a Libertadores este ano, mas é preciso respeito. A base foi mantida e a diretoria está se mexendo por reforços. Tenho certeza que será um ano diferente. Vamos brigar para sermos campeões;, garante o meia Diego Souza.
Elenco
; Goleiros
Marcos, Bruno e Deola
; Laterais
Pablo Armero, Wendel, Gabriel Silva e Figueroa
; Zagueiros
Léo, Maurício Ramos e Danilo
; Volantes
Pierre, Márcio Araújo, Souza, Edmílson, Sandro Silva e Anselmo
; Meias
Diego Souza, Cleiton Xavier, Deyvid Sacconi, William e João Arthur
; Atacantes
Vagner Love, Robert, Marquinhos, Lenny e Daniel Lovinho
O astro
Diego Souza
Apesar de não ser ídolo da torcida, o meia e dublê de atacante cansou de carregar o alviverde nas costas. Sem contratações de peso, ele segue reinando.