postado em 14/01/2010 15:08
Depois das classificações de Internazionale, Roma, Milan, Catania e Juventus, nesta quinta-feira foi a vez da Fiorentina garantir sua presença nas quartas de final da Copa da Itália. Atuando em casa, a equipe de Florença teve dificuldades, mas conseguiu eliminar o Chievo por 3 x 2, de virada.
Apesar de estar realizando campanha modesta no Campeonato Italiano, o Chievo não se surpreendeu de estar jogando no Estádio Artemio Franchi e conseguiu abrir o marcador logo aos oito minutos de jogo. Em falha da defesa violeta, em que Kroldrup e Avramov ficaram indecisos, o atacante Granoche aproveitou para mandar a bola pra o fundo das redes.
O susto inicial fez a Fiorentina acordar para a partida. Aos 20 minutos, Kroldrup ficou perto de se redimir de sua falha na abertura do marcador. Pouco depois, Adrian Mutu acertou o travessão do goleiro Squizzi, que já estava vencido no lance.
Já aos 35 minutos, a barra não conseguiu parar o atacante romeno, que igualou o placar, de cabeça, após receber cruzamento de Pasqual. Porém, a igualdade durou apenas dois minutos, pois o Chievo conseguiu chegar ao seu segundo gol com Bentivoglio, também usando a cabeça.
A segunda etapa começou com grande pressão dos donos da casa, que atacavam constantemente a meta defendida por Squizzi. Mutu, Babacar e Marchionni foram os jogadores que criaram as melhores oportunidades, mas o placar não estava fácil de ser alterado.
Aos 30 minutos, Pasqual arriscou chute rasteiro e o atacante Babacar deu um leve desvio, enganando o arqueiro adversário e deixando o placar em 2 x 2. E o Artemio Franchi explodiu dois minutos mais tarde, quando o romeno Mutu virou o placar para a Fiorentina, em boa jogada individual.
Com a vitória por 3 x 2, a Fiorentina avançou para as quartas de final da Copa da Itália, competição que não conquista desde a temporada de 2000/2001. Ao todo, o time de Florença tem seis conquistas do torneio. A próxima fase será disputada no dia 20 de janeiro e o adversário sairá do duelo entre Lazio e Palermo.