postado em 15/01/2010 07:00
Um dia depois da notícia de que o governo federal liberou R$ 768 milhões para que o Distrito Federal realize as obras necessárias para receber a Copa do Mundo de 2014, Brasília tem mais um motivo para comemorar. Das 12 cidades-sedes, a capital é a mais avançada em relação ao prazo estabelecido para a conclusão das mudanças. Quem garante é o governador José Roberto Arruda e o secretário de obras do DF, Jaime Alarcão. ;No encontro com os outros governadores, percebi que somos os mais adiantados entre todas as cidades que vão ser sede do evento;, revela Arruda, acompanhado por Alarcão.Para o secretário de obras, Brasília tem recursos suficientes e vai cumprir integralmente o caderno de encargos da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Mesmo afirmando que a capital federal poderia ter aproveitado caso recebesse mais dinheiro, Alarcão destaca que o valor repassado é suficiente para concluir todo o planejado e não vai prejudicar as obras. ;Sem dúvidas poderíamos melhorar ainda mais a estrutura da cidade, que já é privilegiada, mas nada do que foi previamente planejado será afetado;, promete o secretário. Ele prevê que as alterações vão facilitar a vida dos torcedores que vierem a Brasília, principalmente em relação ao transporte e acessos ao palco dos jogos, o Estádio Mané Garrincha.
As principais obras previstas para receber o maior evento futebolístico do mundo serão a reforma do Mané Garrincha, que passará a ser conhecido como Estádio Nacional de Brasília com ampliação da capacidade para 73 mil torcedores; a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar o aeroporto ao centro da cidade; e a construção do túnel de ligação ao aeroporto, que vai acelerar o acesso ao local. ;Estamos finalizando o projeto para licitar e construir o túnel;, declara o governador, que aproveita para colocar em destaque outras obras ; já em andamento ; que servirão para melhorar o fluxo durante a Copa, como a construção da Linha Verde e a ampliação da EPIA.
Já Alarcão destaca outra novidade, que está perto de ser concluída. ;Muitos torcedores virão de ônibus, e em abril vamos inaugurar a nova rodoviária, que terá integração com toda a malha de transportes do DF;, lembra.
Novo estádio até 2013
A partir de março, o Mané Garrincha começará o processo de transformação que vai resultar no Estádio Nacional de Brasília. O novo palco do futebol do DF terá capacidade para 73 mil pessoas e tem a obra estimada em R$ 650 milhões. Jaime Alarcão conta que a conclusão já tem data prevista. ;Serão 36 meses de obras, que devem terminar entre o fim de 2012 e o começo de 2013.;
À frente do prazo estipulado, o secretário de obras destaca a importância do bom andamento do processo. ;Temos um compromisso com a Fifa, que pode fazer exigências a qualquer momento. Por isso, é importante ter esse tempo extra, pois pode haver novidades ao longo do processo e é preciso tempo para se adequar a qualquer eventual mudança no projeto;, explica Alarcão.
Empolgado com a previsão de como ficará a cidade para o evento, ele diz que Brasília teria capacidade até para pleitear a realização da final da Copa. ;Ninguém imagina que a final não será no Maracanã, claro, mas nós também teríamos condições de ter a final aqui;, aponta. ;Porém, vamos tentar mesmo é a abertura do Mundial.;
Uma das grandes preocupações é o que vai ser feito do estádio depois da Copa do Mundo, já que Brasília não tem tradição no futebol. Sobre o assunto, José Roberto Arruda revela os planos do governo. ;Primeiro, vamos construir o estádio e usá-lo na Copa. Depois, vamos seguir o exemplo do que foi feito na Fonte Nova, em Salvador. Vamos buscar um contrato de concessão para transformar o estádio em uma arena multiuso;, avisa.
; Obra bilionária
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) custará R$ 1,5 bilhão e vai fazer a ligação entre os torcedores que chegarem de avião à rede hoteleira, ao centro da capital federal e ao estádio que vai receber as partidas da Copa de 2014. A primeira parte do novo meio de transporte deve ficar pronta ainda em 2010. ;É o trecho que vai ligar a Asa Sul e o centro de Brasília. Essa parte da obra já está financiada;, ressalta o governador José Roberto Arruda.
;O restante do projeto, que vai conectar o aeroporto e a Asa Su, deve demorar mais. ;Para concluir essa parte, usaremos o dinheiro liberado pelo governo federal;, afirma Arruda. A previsão do secretário de Obras, Jaime Alarcão, é que o VLT esteja 100% concluído e em funcionamento no começo de 2014, ano da Copa no Brasil.
; O que vai mudar no estádio
; A capacidade, atualmente de 42 mil torcedores, vai aumentar
para 73 mil
; O gramado será rebaixado em quatro metros
; A tradicional ;geral; será substituída pela arquibancada inferior, que será maior e ficará mais próxima do campo
; A arquibancada intermediária receberá a tribuna de honra, os camarotes e o setor de imprensa
; O estádio terá 12 rampas de acesso
; Será implantada uma cobertura sobre todas as arquibancadas