Rio de Janeiro ; Os campeões das Séries A e B do Campeonato Brasileiro ; Flamengo e Vasco, respectivamente ; e os sobreviventes Fluminense e Botafogo, que chegaram a ser dados como rebaixados e conseguiram escapar do descenso na última rodada. Só isso já seria o bastante para apimentar a 105; edição do Campeonato Carioca, com início amanhã.
Mas a competição promete uma disputa à parte pela artilharia. Os quatro grandes investiram pesado no setor ofensivo. Vice do torneio nos últimos três anos, o Botafogo aposta em um ataque platino, formado pelo argentino Herrera e o uruguaio El Loco Abreu repetir o título de 2006. O Vasco não abriu mão do capitão Carlos Alberto. O meia comandou o time na jornada de volta à elite do futebol brasileiro e quer recuperar um matador: Dodô, goleador do Estadual em 2006 e 2007, quando defendia o Botafogo. Ele não joga há mais de um ano, depois de ter sido flagrado no exame antidoping.
Em busca do inédito tetracampeonato consecutivo, o Flamengo manteve Adriano e Petkovic e turbinou o ataque com a contratação do ex-palmeirense Vágner Love, emprestado ao clube pelo CSKA Moscou, da Rússia. O tricolor das Laranjeiras segue com o meia argentino Conca, o atacante velocista Maicon ; uma das revelações da temporada anterior ; e o matador Fred, autor de gols decisivos na impressionante reação do time no Brasileiro de 2009. Ultrapassado pelo Rubro-Negro em número de títulos no ano passado (31 x 30), a trupe de Cuca planeja igualar o placar em 2010.
Entre os considerados pequenos, o América também investiu bastante e tem know-how de campeão, com dois tetracampeões mundiais no grupo ; embora fora das quatro linhas: o atacante Bebeto, estreante na carreira de técnico, e o Baixinho Romário, gerente de futebol do clube, foram os protagonistas da conquista da Copa do Mundo dos EUA com a Amarelinha, em 1994.
A edição 2010 do Campeonato Carioca terá uma novidade: o tempo técnico. Durante cada partida estão programadas duas paradas de dois minutos, aos 20 minutos de cada tempo, para que os jogadores possam se reidratar e receber orientações do treinador. A nova regra, determinada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), será obrigatória em todos os jogos, exceto nos que tiverem transmissão da TV Globo, para não atrasar a grade de programação da emissora.
Primeira rodada
16/1 - Sábado
16h Bangu x Boavista
16h Olaria x Volta Redonda
16h Madureira x América
17h Vasco x Tigres
19h30 Macaé x Botafogo
17/1 - Domingo
17h Flamengo x Duque de Caxias
17h Friburguense x Resende
19h30 Americano x Fluminense
Ranking dos campeões
Flamengo 31
Fluminense 30
Vasco 22
Botafogo 18
América 7
Bangu 2
São Cristóvão 1
Paysandu 1
Em 2009
Campeão: Flamengo
Vice-campeão: Botafogo
Artilheiro: Maicosuel (Botafogo), com 12 gols
Quem caiu: Mesquita e Cabofriense
Quem subiu: América e Olaria
Em 2010
Clubes: 16
Período: 16/1 a 2/5
Regulamento: Os 16 times se dividem em dois grupos de oito e enfrentam os adversários de sua chave no primeiro turno (Taça Guanabara). No segundo (Taça Rio), as equipes encaram os rivais da outra chave. Há semifinais ; com os dois melhores de cada grupo (1; A x 2; B e 1; B x 2; A) ; e finais nos dois turnos. O campeão da Taça Guanabara disputa a final do Estadual com o campeão da Taça Rio em dois jogos. Se persistir o empate, a decisão vai para os pênaltis. Caso o mesmo clube levante a taça dos dois turnos leva o Carioca antecipadamente. As duas equipes com pior campanha serão rebaixadas.
Grupo A: Americano, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Olaria, Volta Redonda
Grupo B: América, Botafogo, Friburguense, Macaé, Madureira, Resende, Tigres e Vasco