postado em 15/01/2010 10:20
Com 1,85 metro e 88 quilos, o 'franzino' armador Sundiata Gaines teve seu dia de herói em Salt Lake City na noite desta quinta-feira. Realizando a quinta partida de sua carreira na NBA, o atleta de 23 anos marcou apenas nove pontos contra o Cleveland Cavaliers, mas três deles decisivos: vieram no estouro do cronômetro e definiram o marcador de 97 x 96 favorável ao Utah Jazz.
Faltando 5s6 para o fim do jogo nesta quinta, os Cavs realizaram uma forte marcação que obrigou o Jazz a rodar a bola de mão em mão até chegar à de Gaines. Com apenas dois segundos restando, o jovem recebeu passe do também reserva Ronnie Price e levantou a torcida na EnergySolutions Arena.
"Foi ótimo", resumiu o armador, quase sem palavras. "Quando tive a bola na mão, senti uma boa chance de acertar a cesta. Agora posso assistir ao lance por 100 vezes". Contratado pelo Utah em 5 de janeiro, ele havia assinado um segundo contrato válido por apenas dez dias exatamente na manhã de quinta. Agora, deve ter o vínculo ampliado após ter vindo da Liga de Desenvolvimento da NBA.
No fim, Gaines recebeu a oportunidade de garantir a terceira vitória seguida do Jazz muito porque os principais chutadores da franquia não viveram boas noites. Também armador, Deron Williams só anotou sete pontos e cinco assistências, enquanto que Ronnie Brewer colecionou respectivamente seis e três. No garrafão, Carlos Boozer foi bem com 19 pontos e 13 rebotes.
Assim como o algoz, os Cavs não perdiam há duas rodadas, sempre atuando fora de casa, mas falharam na tentativa de ampliar a série devido ao aproveitamento ruim em lances livres. Nos últimos 22 segundos de jogo, Anthony Parker errou dois de quatro tentativas, e Zydrunas Ilgauskas se equivocou em outra, ambos sentindo a pressão da torcida rival.
Nesse contexto, pouco adiantou a grande atuação de LeBron James, que assegurou 36 pontos, 28 deles apenas no segundo tempo, além de nove rebotes e seis assistências. "Eu individualmente não significa nada. Perdemos a bola do jogo e tudo o que fiz nesta noite vai pela janela", comentou o astro, que somou ao menos 35 pontos nas últimas quatro exibições.
Único brasileiro em quadra nesta rodada da NBA, Anderson Varejão conheceu sua segunda apresentação mais modesta em termos ofensivos de 2009. Com apenas dois chutes certos em sete tentativas, o ala-pivô se limitou a oito pontos. Em todo caso, contribuiu com nove rebotes, número superior à média de 8,2 ostentada durante a toda a temporada.
Confira todos os resultados da NBA nesta quinta-feira:
Utah Jazz 97 x 96 Cleveland Cavaliers
Boston Celtics 83 x 96 Chicago Bulls