postado em 15/01/2010 11:46
Assim como em 2009, o ano começou para Elena Dementieva com título e passeio sobre Serena Williams no ATP 250 de Sydney. Repetindo o ano passado, a russa atropelou a número um do mundo por 6/3 e 6/2. Resta saber, agora, se o bom rendimento será mantido no Aberto da Austrália, em Melbourne, onde buscará o primeiro Grand Slam de sua carreira.
Na ótica de Dementieva, a história de vencer Serena em Sydney está longe de ser nova. Na última temporada, ela havia se imposto nas semifinais por 6/2 e 6/1 antes de ser campeã contra a compatriota Dinara Safina. A tenista de 28 anos, porém, levaria o troco da norte-americana menos de 15 dias depois, com parciais de 6/3 e 6/4, nas semifinais do major, em que viu encerrada uma série de 15 vitórias seguidas.
Primeira mulher a defender a taça no WTA australiano desde Martina Hingis em 2000 e 2001, a russa agora foca suas atenções novamente para o Aberto da Austrália. Ainda sem sucesso em Grand Slams, ela chegou à penúltima rodada de dois deles no ano passado, caindo também em Wimbledon ante a mesma Williams.
"Quando chega um torneio desse, é um novo desafio. Uma grande vitória como esta dá muita confiança", comentou. No sorteio da chave em Melbourne, Dementieva deu bastante azar, pois estreará ante a compatriota Vera Dushevina e já na segunda rodada pode pegar a belga Justine Henin. Caso avance, deve encontrar outra antiga líder do ranking feminino, Kim Clisters, nas quartas.
Após a derrota em apenas 1h15, Serena evitou se preocupar e comemorou por ter ganhado ritmo de jogo antes do primeiro grande compromisso do ano. "Acho que é uma benção. Tive quatro partidas, e meu corpo não estava acostumado a isso. Agora estamos prontos".
Como não atuava desde o início de novembro, a norte-americana sofreu com problemas físicos: nesta sexta sentiu fortes dores na perna direita e no joelho esquerdo. "Definitivamente não são problemas no ligamento. Tive dificuldades, mas odeio dar desculpas. Sinto-me ótima e em forma", concluiu.