postado em 15/01/2010 21:26
Santa Rosa (Argentina) - A 13ª etapa etapa entre as motos do Rali Dakar, realizada entre as cidades argentinas de San Rafael e Santa Rosa, teve o norueguês Pal Anders Ullevalseter como vencedor, apenas 43 segundos àa frente do atual líder na classificação geral, Cyril Despres. O campeão do ano passado, Marc Coma, garantiu a terceira posição na etapa, mas continua sem chances de manter o título.
Em um dia inspirado, Ullevalseter ganhou importantes posições durante a prova após ultrapassar o francês David Fretigné e o vencedor da etapa disputada na última quinta-feira, o chileno Lopez Contardo. Com o ótimo resultado no último dia de dunas e areia fofa, o norueguês garantiu a segunda colocação da classificação geral do Dakar, 1h04min12 atrás de Despres que segue firme na liderança.
"Foi uma etapa fantástica para mim. Larguei em terceiro e após 40 km eu já estava na liderança. Hoje de fato, foi um dia para grandes e boas motos. Podíamos realmente executar as ultrapassagens, sem contar que nas últimas horas quando percebi estava correndo a mais de 160km/h", afirmou o vencedor desta sexta-feira, Ullevalseter.
O herói do Chile nesta edição do Dakar, o motociclista "Chaleco" Lopez, caiu para a terceira posição na geral, apenas 08min34 atrás de Ullevalseter, acirrando ainda mais a disputa nas motos. Já o espanhol Marc Coma continua longe do título, ocupando somente o 15º lugar na competição.
"As dunas de hoje tinham uma coloração e formas diferentes, com arbustos espalhados em vários lugares. Comecei a prova mais cauteloso, mas depois comecei a correr bem mais rápido, pois é muito mais fácil permanecer concentrado quando se está em alta velocidade. Tenho grande confiança na minha KTM e nos meus pneus, por isso sei que posso pisar fundo no acelerador sem que ocorra algum problema para a moto", comentou Despres.