postado em 15/01/2010 21:54
No jogo que abriu a nona rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) o Franca conquistou uma importante virada sobre o Flamengo e venceu e por 72 a 71, em casa. Com o resultado, o time paulista segue na terceira colocação do campeonato, com seis vitórias em oito jogos. Já os cariocas sofreram seu terceiro revés após sete partidas disputadas.
O cestinha da partida foi Helinho, de Franca, com 24 pontos. Márcio Dornelles, com 13, também contribuiu para a vitória. Já pelo Flamengo, o maior pontuador foi Hélio, que anotou 19 pontos. Marcelinho Machado, principal jogador do time, saiu de quadra com nove tentos.
Em uma partida marcada pelo equilíbrio, quem se deu melhor no primeiro período foi a equipe visitante. Contando com o baixo aproveitamento do ataque francano, o Rubro-Negro foi para o vestiário com vantagem de quatro pontos: 34 a 30. "A gente teve um aproveitamento ruim. 30 pontos para quem está jogando em casa é muito pouco. Vamos tentar melhorar isso pro restante do jogo", queixou-se Helinho durante o intervalo.
No segundo período, o time comandado por Helio Rubens fez prevalecer o fato de jogar em casa e conseguiu a virada do marcador ainda no terceiro quarto. Quando os times iniciaram a disputa no quarto final, o placar apontava 54 a 51 em favor de Franca. O Flamengo esboçou uma reação e teve a chance da vitória na última bola, mas desperdiçou o arremesso.
"Tivemos a cabeça de jogar bem nos momentos decisivos. Conseguimos muitas faltas, quando batemos dentro. Nossa torcida também foi muito importante. O ginásio lotado é sempre uma motivação muito grande para nossa equipe", comemorou Helinho após o confronto.
Irritados com decisões ao longo da partida, os jogadores cariocas partiram para cima da arbitragem após o apito final. No entanto, a confusão foi contornada em pouco tempo.