postado em 16/01/2010 16:03
Melbourne (Austrália) ; A tentativa inédita de classificação à segunda rodada do Aberto da Austrália começará bem cedo para Thomaz Bellucci. Contra o russo Teimuraz Gabashvili, número 105 do mundo, o brasileiro realizará uma das primeiras partidas do torneio, a partir das 22h (de Brasília) deste domingo. Além deles, entram em quadra na abertura da competição nomes de peso como Rafael Nadal, Kim Clijsters, Justine Henin e Maria Sharapova.Embora Gabashvili seja um especialista em quadras duras, Bellucci é considerado favorito para a partida. Nesse piso, o paulista vem em franca evolução e neste ano já chegou às quartas de final do ATP 250 de Brisbane. Na 34; posição do ranking, a melhor de sua carreira, ele enfrentará o russo de forma inédita, mas mostra conhecê-lo bem.
"Trata-se de um jogador muito agressivo, que pega forte na bola, mas ao mesmo tempo é um pouco irregular. Vou ter que explorar esse buraco no jogo dele", projetou o atleta criado no saibro. Gabashvili chegou a ostentar a 59; posição da lista de entradas em fevereiro de 2009, ano no qual foi semifinalista de três challengers - em nível ATP, conseguiu ser quadrifinalista em Casablanca.
Astros em quadra: Fora Bellucci, que realizará o primeiro encontro da Quadra 14 do Melbourne Park, a chave masculina conta com a estreia de Rafael Nadal na abertura do Australian Open. Grande destaque do dia, o espanhol enfrenta o local Peter Luczak, número 78 do mundo, a partir das 6h de segunda-feira, na Rod Laver Arena, a quadra central da competição.
Entre as mulheres, pelo menos três candidatas ao título, todas antigas líderes do ranking feminino, também já iniciarão suas caminhadas. Às 22h, a russa Maria Sharapova encara a compatriota Maria Kirilenko (59; da WTA) e logo na sequência Kim Clijsters mede forças com a canadense Valerie Tetreault (134;).
Ao contrário das colegas, Justine Henin ficou de fora da quadra central e atuará na Hisense Arena aproximadamente às 3h30 de segunda. A belga retorna ao torneio que venceu em 2004 pela primeira vez desde 2008, já que estava aposentada. Antes dela, às 1h30 na mesma localização, o argentino Juan Martín del Potro pega o norte-americano Michael Russell, 79; melhor da ATP.