postado em 16/01/2010 19:20
Sob forte calor no Rio de Janeiro, o Vasco fez uma estreia mediana no Campeonato Carioca. Com um gol de Fágner no primeiro tempo, o time cruzmaltino venceu por 1 x 0 o Tigres, neste sábado, em São Januário. Após sofrer pressão na maior parte da etapa inicial, os comandados de Vágner Mancini conseguiram abrir o placar e mantiveram o adversário sob controle para a conquista dos três pontos.
No entanto, com mais qualidade de elenco, o Cruzmaltino conseguiu se impôr em campo, superar o corajoso Tigres e impedir uma possível zebra em seu primeiro compromisso oficial em 2010, somando os primeiros pontos da era Mancini, válidos para chegarem junto ao Madureira na ponta do Grupo B do Carioca.
O jogo
No entanto, o torcedor vascaíno começou o jogo assustado. Mal a partida começou e o Tigres quase abriu o placar logo com um minuto jogado, quando Vander fez boa jogada pela direita e cruzou, Fernando Prass saiu mal e Gilcimar cabeceou, mas a bola foi por cima do gol. O lance assustou o Vasco, que saiu mais para o jogo. No entanto, o time cruzmaltino não conseguia chegar perto do gol de Marcos Paulo.
O Tigres seguia melhor em campo, principalmente em jogadas pelo lado direito. Aos oito minutos, Leandro Chaves corbou falta por aquele lado, Danilo cabeceou e Fernando Prass fez grande defesa para impedir a abertura do placar em Sâo Januário. Depois deste lance, o Vasco conseguiu equilibrar o jogo em posse de bola, mas permanecia sem armar jogadas de perigo ao gol de Marcos Paulo.
Na volta do %u201Ctempo técnico%u201D, o Vasco tomou um susto após o zagueiro Gustavo cabecear para o gol. No entanto, o gol do Tigres foi anulado porque o jogador estava em impedimento. A resposta do Vasco veio em seguida, quando Fágner cruzou para Carlos Alberto, mas a zaga triou para escanteio.
O Tigres não se intimidou e novamente quase abriu o placar aos 28 minutos, quando Vander arriscou e obrigou Fernando Prass a fazer outra grande defesa. Só que no minuto seguinte o Vasco conseguiu armar o primeiro lance de gol. Rodrigo Pimpão cruzou para Dodô, que cabeceou com estilo, mas Marcos Paulo fez ótima defesa. No rebote, Carlos Alberto errou o chute e colocou para fora.
Quando parecia que o Vasco conseguiria começar a dominar as ações da partida, o atacante Rodrigo Pimpão, que havia recebido o cartão amarelo com um minuto de jogo, fez outra falta e acabou expulso aos 33 minutos.
Mesmo com a torcida impaciente e com um homem a menos, o Vasco conseguiu abriu o placar aos 38 minutos. O lateral-direito Fágner cobrou falta de longe, mas o goleiro Marcos Paulo errou na saída e a bola acabou entrando. Para melhorar, no minuto seguinte, o volante Celico, do Tigres, fez falta dura sobre Jumar e também foi expulso.
Mais calmo com o gol e com o mesmo número de homens em campo que o Tigres, o Vasco dominou os minutos finais do primeiro tempo. O time cruzmaltino tocou a bola e teve mais uma chance antes do intervalo. O atacante Dodô chutou de fora da área a quase enganou Marcos Paulo, que conseguiu fazer a defesa.
No segundo tempo, o Vasco voltou melhor para campo e quase ampliou logo no primeiro minuto. Carlos Alberto chutou de fora da área e Marcos Paulo espalmou para escanteio. No entanto, atrás no placar, o Tigres passou a buscar mais o ataque, mas não conseguia armar nenhuma jogada de perigo para Fernando Prass.
Aos 11 minutos, o Vasco teve outra ótima chance. Jumar fez grande jogada individual e ficou de frente para Marcos Paulo. Mas o volante chutou mal e perdeu a chance de se consagrar na estreia oficial pelo time. No entanto, a partida seguiu sem muitas emoções, com os cruzmaltinos administrando a partida para não se desgastar fisicamente. Já o Tigres não tinha competência para chegar com perigo ao ataque.
Somente após os 30 minutos a partida voltou a ter alguma emoção. Aos 33 minutos Fágner quase marcou o segundo gol após chute de fora da área que passou perto do ângulo de Marcos Paulo. Nos minutos seguintes, Gian e Phillipe Coutinho também perderam ótimas chances de ampliar o marcador na frente do goleiro do Tigres.
Novamente Fágner, aos 39 minutos, quase marca. O lateral-direito recebeu na entrada da área e chutou, mas a bola bateu no pé da trave e não entrou. Nos minutos finais, o Vasco voltou a administrar o resultado e passou a tocar a bola esperando pelo apito final do árbitro.
O Vasco se prepara para encarar o América-RJ, na quarta-feira, no Engenhão. Já o Tigres, vai receber o Madureira no mesmo dia, em Los Larios.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 TIGRES DO BRASIL
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de janeiro de 2010, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Lenilton Rodrigues Júnior
Assistentes: Hilton Moutinho e Lilian da Silva Fernandes
Renda: R$ 269,285,00
Público: 10.613 pagantes
Cartões amarelos: Jumar, Nílton, Léo Gago, Gian, Caíque, Souza e Carlos Alberto (VAS); Leandro Chaves, Gustavo, Gilberto e Oziel (TIG)
Cartões vermelhos: Rodrigo Pimpão (VAS); Celico (TIG)
Gols: VASCO: Fágner, aos 38min do primeiro tempo
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Jumar (Souza), Léo Gago e Carlos Alberto (Phillipe Coutinho); Rodrigo Pimpão e Dodô (Caíque)
Técnico: Vagner Mancini
TIGRES: Marcos Paulo, Oziel, Zé Carlos, Gustavo e Celico; Leão, Denis (Daniel Martins), Vander (Cleiton) e Leandro Chaves; Danilo (Gilberto) e Gilcimar
Técnico: Carlos Alberto