Superesportes

Botafogo vence Macaé de virada na estreia

postado em 16/01/2010 21:40

O Botafogo foi a Campos neste sábado para enfrentar o Macaé na sua estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro. Em um primeiro tempo com cinco gols, o alvinegro carioca decretou sua vitória por 3 x 2 e assumiu a liderança provisória do grupo B. Herrera, Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro marcaram para o Fogão, com André e Fernandão descontando para o Macaé.

O início da partida em Campos foi eletrizante. Com dois minutos, o Botafogo abriu o placar numa bela jogada que culminou com a cabeçada de Herrera para o fundo das redes. Em velocidade, Eduardo recebeu na intermediária e, de primeira lançou Lúcio Flávio na esquerda. O meia também não perdeu tempo e com um toque cruzou para o argentino completar de cabeça.

Mas a alegria alvinegra durou só um minuto. Com a saída de bola, o Macaé foi ao ataque e conseguiu um escanteio. André Gomes cobrou e o zagueiro André entrou pelo meio da zaga do Botafogo para testar a bola para as redes, sem chances para Jefferson.

Após dois gols em três minutos, as duas equipes esfriaram um pouco e passaram a cadenciar o jogo. O Botafogo controlava o meio campo, mas tinha dificuldades na ligação com o ataque. Já o Macaé tentava explorar o erro do adversário.

Aos poucos o Fogão foi se impondo e quase marcou aos seis, novamente com Herrera. Cruzamento da esquerda, a bola passou por toda a extensão da área e encontrou o argentino do outro lado. Herrera finta um zagueiro e chuta, mas acertou a rede pelo lado de fora.

O Macaé ameaçava pouco e o Bota chegou com perigo novamente aos 24. Herrera mais uma vez levou perigo ao receber na entrada da área e, com um giro rápido, chutar em cima de Lugão.

Mas a equipe de Estevam Soares complicou-se na partida aos 32, em uma falha de seu sistema defensivo. Em jogada pelo meio, Fernandão recebeu dentro da área, na altura da meia-lua. De costas, o centroavante virou em cima de Wellington e mandou a bomba de canhota, de frente para Jefferson, que nada pôde fazer: Macaé 2 x 1.

Em desvantagem no placar, o Fogão aumentou a pressão em busca do resultado, e não demorou a conseguir o empate. Aos 36, Lúcio Flávio cobra falta com perfeição e deixa tudo igual em Campos.

A virada botafoguense veio ainda no primeiro tempo. Depois de uma grande pressão sobre a defesa macaense, com direito a uma bola na trave de Herrera, a bola sobrou para Lúcio Flávio, que tocou para Marcelo Cordeiro marcar seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.

As duas equipes retornaram com os mesmos onze para o segundo tempo. O Botafogo acertou sua marcação e passou a segurar mais o Macaé em seu campo. Entretanto, se até a intermediária adversária o Botafogo tinha amplo domínio, daí pra frente encontrava muitas dificuldades para chegar ao gol de Lugão. Com isso, as chances de gol para ambos os lados foram poucas na etapa final.

No final da partida, o Macaé ousou e colocou mais um atacante em campo. O Bota recuou e permitiu que a equipe do Norte Fluminense chegasse com perigo. Aos 36, Fernandão invadiu a área e chutou perto do gol de Jefferson.

O Bota respondeu com Caio no minuto seguinte. O atacante penetrou na área do Macaé, se livrou do marcador e quase marcou um golaço, mas a bola foi por cima do gol de Lugão.

O Botafogo volta a campo somente na quinta-feira, quando recebe, pela segunda rodada da Taça Guanabara, o Friburguense no Engenhão. Já o Macaé visita o Resende na quarta-feira.

FICHA TÉCNICA

MACAÉ 2 X 3 BOTAFOGO

Local: Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ)
Árbitro: João Batista de Arruda
Cartões amarelos: Da Silva, Thiago Maciel e Diego (Macaé); Lúcio Flávio e Fahel (Botafogo)
Gols: MACAÉ: André, aos três, e Fernandão, aos 32 minutos do 1; tempo; BOTAFOGO: Herrera, aos dois, Lucio Flavio, aos 36, e Marcelo Cordeiro, aos 43 minutos do 1; tempo

BOTAFOGO
Jéfferson; Alessandro, Antonio Carlos, Wellinton e Marcelo Cordeiro (Edson); Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lúcio Flávio; Jorge Luiz (Caio) e Herrera (Diguinho)
Técnico:Estevam Soares

MACAÉ
Lugão; Thiago Maciel (Fred), André, Otávio e Bill (Léo Santos); Gedeil, Da Silva (Amaral), André Gomes e Diego; Anderson e Fernandão
Técnico: Toninho Andrade

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação