postado em 17/01/2010 19:30
Reformulado sob o comando do técnico Silas, o Grêmio teve uma estreia complicadíssima no Campeonato Gaúcho, mas conseguiu sobreviver. Atuando fora de casa na tarde deste domingo, o time chegou a ficar dois gols atrás no placar, mas mostrou garra para vencer o Pelotas por 3 x 2, de virada.
[SAIBAMAIS]Em campo estavam os recém-contratados Leandro, Borges, Hugo, Ferdinando e Henrique. Titulares, os três primeiros não marcaram gols, mas tiveram papel decisivo nas jogadas que resultaram na impressionante reação do Tricolor. O Pelotas, por sua vez, foi prejudicado pela expulsão de Dick.
O Grêmio volta a campo na próxima quinta-feira. Às 19h30 (de Brasília), a equipe estreia no Estádio Olímpico contra o Caxias tentando se manter em alta no primeiro turno do Gauchão. Já o Pelotas vai a Caxias do Sul às 19h30 da quarta-feira para pegar o Juventude e buscar a recuperação.
O jogo
O primeiro susto no confronto foi dado pelo Pelotas. Aos nove minutos, Bruno Salvador cabeceou com muito perigo em bola levantada na área. No lance seguinte, Hugo fez boa jogada e finalizou com perigo, da entrada da área. O equilíbrio do confronto, aos poucos, começou a se desfazer, conforme o Tricolor Gaúcho chegava cada vez mais próximo do gol.
Aos 21 minutos, Souza arriscou direto para o gol em vez de cruzar a bola e quase surpreendeu o goleiro Jônatas, que conseguiu se recuperar. Sete minutos depois, Borges fez o arqueiro trabalhar bem novamente, quando recebeu de Leandro, deixou um marcador para trás e bateu colocado. O Pelotas, no entanto, aproveitou um momento ruim do rival para marcar.
Aos 31 minutos, Sandro Sotilli recebeu na intermediária e rolou para Thiago Duarte, que bateu forte para abrir o placar na Boca do Lobo. O gol pareceu ter deixado os tricolores perplexos e, apenas dois minutos depois, novo vacilo ocorreu: Thiago Duarte desta vez deu assistência, cruzando rasteiro para Sotilli dividir com Henrique e ampliar o marcador.
Aos 38 minutos, Jônatas salvou o Pelotas mais uma vez, quando Ferdinando roubou a bola e lançou para Borges, mas o atacante desperdiçou. O Tricolor foi para o intervalo em desvantagem, mas não desistiu para iniciar a reação. No início da segunda etapa, o goleiro Victor já havia feito excelente defesa evitando o terceiro gol dos anfitriões quando o Grêmio começou a melhorar.
Leandro carregou a bola pelo campo de ataque até ser derrubado por Jonathan. Jonas, que havia entrado no intervalo, bateu com categoria para diminuir. O visitante partiu para cima do rival e viu a missão ficar mais fácil aos 22 minutos, quando Dick acertou Leandro, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Com um a mais, o Tricolor forçou a virada.
Borges ainda perdeu um gol feito antes de deixar o seu. Aos 32 minutos, invadiu a área sozinho, mas, cara a cara com Jônatas, bateu por cima. Quatro minutos depois, recebeu dentro da área, fez o giro no zagueiro e bateu cruzado com força. A torcida gremista foi à loucura em Pelotas dois minutos mais tarde, quando Hugo bateu cruzado pela esquerda e Maylson, que havia acabado de entrar, completou, garantindo a vitória.
Mais Gauchão
Ainda neste domingo, Caxias e Inter de Santa Maria completaram a partida que foi interrompida durante o intervalo neste sábado, por conta de fortes chuvas. Os times entraram em campo empatando sem gols e terminaram com 1 a 1. Juliano marcou para o time de Santa Maria, aos 43 minutos, mas Mauro empatou, aos 46.
O Juventude também não conseguiu vencer na estreia no Campeonato Gaúcho. Fora de casa, o time ficou no 2 a 2 com o São José - o destaque foi Ivo, que marcou os dois gols do time alviverde. Já o Santa Cruz venceu o Esportivo por 3 x 1.
FICHA TÉCNICA
PELOTAS 2 x 3 GRÊMIO
Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS)
Data: Domingo, 17 de janeiro de 2010
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Altemir Hausmann e Júlio César Santos
Cartões Amarelos: Gavião, Dick e Thiago Duarte (Pelotas); Réver, Souza, Victor, Borges e Maylson (Grêmio)
Cartões Vermelhos: Dick (Pelotas)
GOLS: Pelotas: Thiago Duarte aos 32 minutos do primeiro tempo e Sandro Sotilli, aos 34
Grêmio: Jonas, aos 8 minutos do segundo tempo; Borges, aos 35 minutos e Maylson, aos 35
PELOTAS: Jônatas; Dick, Bruno Salvador, Jonas (Jonathas) e Diego; Gavião, Jardel, Rodrigo Ribeiro (Michel)e Maicon Sapucaia; Thiago Duarte (Maurinho) e Sandro Sotilli
Técnico: Beto Almeida
GRÊMIO: Victor; Henrique (Jonas), Réver, Rafael Marques e Fábio Santos (Lúcio); Ferdinando, Adilson, Souza (Maylson) e Hugo; Leandro e Borges
Técnico: Silas