postado em 17/01/2010 21:45
O Fluminense começou com o pé direito a temporada 2010. Sem dificuldades, a equipe do técnico Cuca derrotou o Americano, em Campos, neste domingo, por 3 x 0. Everton, Maicon e Julio Cesar marcaram para o Tricolor, que ocupa a segunda colocação do grupo A da Taça Guanabara, sendo superado pelo Boavista no saldo de gols.
O início do jogo em Campos foi marcado pela forte marcação de ambos os lados. Tanto o Flu como o Americano mostravam cautela e as ações ofensivas ficaram em segundo plano.
A primeira boa chance do jogo aconteceu aos 12, numa jogada do ataque tricolor pelo meio. Diguinho tocou para Fred na intermediária, ele se livrou da marcação e achou Maicon penetrando pelo meio da área. O jovem tentou tocar na saída do goleiro mas este conseguiu defender. No rebote, Diguinho tentou o chute em gol mas a bola bateu na defesa.
O Flu criava pouco mas foi eficiente aos 23. Everton recebeu pelo meio na chegada da área, matou no peito e fuzilou de canhota para abrir o placar no Godofredo Cruz.
Passados alguns minutos, a situação ficou pior para o Americano. Depois de mais uma falta violenta, o volante Paulo Henrique, que já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi mais cedo para os vestiários.
Com um adversário com dez em campo, o Flu estranhamente recuou e deu espaço ao time da casa. Porém, muito burocrático, o Americano não mostrava competência para chegar ao gol. Com isso, acabou punido novamente no final da etapa.
Aos 46, Gum avança lentamente pela ponta direita e levanta na área. A defesa do Americano bateu cabeça e a bola sobrou para Maicon na marca do pênalti. A revelação tricolor não vacilou e mandou para o barbante: Flu 2 x 0.
Mesmo com a vantagem no placar, o técnico Cuca deve ter chamado a atenção da equipe no intervalo, tanto que a equipe voltou com outra postura para a segunda etapa. Jogando com mais disposição e em velocidade, o tricolor pressionou e não demorou a chegar ao terceiro.
A primeira oportunidade veio aos 6, mas foi desperdiçada de forma incrível. Escanteio cobrado pela esquerda, Dalton desvia de cabeça e Leandro Euzébio, praticamente debaixo dos paus, toca para fora.
Mas aos 10, numa bela jogada de Diguinho, que deixou dois pra trás, Júlio César recebe na esquerda da área e chuta cruzado, vencendo o goleiro Fred para ampliar o placar em Campos.
Com o resultado de 3 x 0 contra um adversário com dez homens em campo, o Flu naturalmente diminuiu o ritmo. Mas voltou a ameaçar aos 27 em jogada de Fred. O atacante tenta o chute. mas o goleiro do mesmo nome faz a defesa. No rebote, Fred toca para Conca, que foi travado na hora da conclusão.
Na segunda rodada da Taça Guanabara, o Fluminense encara o Bangu na quarta-feira, em São Januário. O Americano visita o Boavista no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA
AMERICANO 0 X 3 FLUMINENSE
Local: Godofredo Cruz, em Campos (RJ)
Data: Domingo, 17/01/2010
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Guttemberg de Paula Fonseca
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Jackson Lourenço
Renda: R$ 115.005,00
Público: 5.381
Cartões amarelos: Paulo Henrique, Itacaré (Americano); Diguinho, Julio Cesar, Leandro Euzébio, Thiaguinho (Fluminense)
Cartão vermelho: Paulo Henrique (Americano)
Gols: FLUMINENSE: Everton, aos 23, Maicon, aos 44 min do 1º tempo; Julio Cesar, aos 11 min do 2º tempo
AMERICANO: Fred, Nirley, João Carlos e Leandro Senna (Zambi); Alex, Paulo Henrique, Leandro Leitte, Diego Sales e Rafinha; Evandro (Marcos Vinícius) e Itacaré (Ruan)
Técnico: Heron Ferreira
FLUMINENSE: Rafael, Gum, Dalton (Williams) e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho (Alan), Conca, Everton (Thiaguinho) e Julio Cesar; Maicon e Fred
Técnico: Cuca