postado em 19/01/2010 08:55
Jogo de compadres. Assim pode ser definido o empate sem gols entre Angola e Mali, ontem, em Luanda, pelo Grupo A da Copa Africana de Nações. O resultado bom para ambas as partes carimbou a vaga das duas seleções para as quartas de final. Os anfitriões terminaram em primeiro lugar, com cinco pontos, seguidos pela própria Argélia, com quatro. Adversários de Inglaterra, Estados Unidos e Eslovênia no Grupo C do Mundial da África do Sul, a partir de 11 de junho, os argelinos superaram Mali no confronto direto, um dos critérios de desempate.Mesmo interessadas em segurar o empate, as Raposas do Deserto ; apelido da Argélia ; por pouco viram sua vaga ir para Malawi. Com o empate, Mali, o concorrente, ficaria na segunda posição. Mas a vitória de Mali por 3 x 1 acabou eliminando as duas seleções da competição.
Angola e Argélia esperam o resultado de Burkina Faso e Gana, hoje, para conhecerem os seus adversários nas quartas de final. A Costa do Marfim, inimiga do Brasil em 25 de junho na Copa do Mundo, é uma das classificadas. Angola enfrentará o segundo colocado do Grupo B, no domingo, em Luanda. No dia seguinte, a seleção argelina vai a Benguela, onde decidirá uma vaga nas semifinais.
Gols inúteis
Com uma derrota e um empate nas duas primeiras rodadas do Grupo A, Mali chegou ao último confronto da primeira fase com chances mínimas de classificação. Ainda assim, a equipe foi guerreira e fez a sua parte contra Malawi. A vitória por 3 x 1, no entanto, não foi suficiente.
Apesar da matemática contrária, Mali começou o jogo com tudo e, em apenas três minutos, abriu 2 x 0, com o artilheiro Kanouté, parceiro de Luís Fabiano no Sevilla, e o volante Keita, do Barcelona. Com três pontos e na briga pela classificação, a seleção de Malawi diminuiu no início do segundo tempo, com Mwafulirwa, e reacendeu a esperança dos torcedores. Entretanto, Bagayoko fechou o placar.
PLACAR
Angola - 0
Carlos; Rui Marques, Kali, Zuela (Caires); Mabina, Chara, Gilberto, Djalma e Jamuana; Manucho (Macaba) e Zé Kalanga (Job)
Técnico: Manuel José
Argélia - 0
Chaouchi; Belhadj, Bouguerra, Halliche e Laifaoui; Mansouri, Ziani, Yebdam, Bouazza (Meghni) e Matmour (Abdoun); Ghezzal
Técnico: Rabah Saadane
Cartões amarelos: Laifaoui, Matmour.
Público: 40 mil pagantes
Renda: não divulgada
Mali - 3
Sidibe, Diamoutene, Tamboura, Berthe e Maiga (Samba); Sissoko, Traore (Dialo), Fane e Seydou Keita; Kanouté (Modibo Maiga) e Bagayoko
Técnico: Stephem Keshi
Malawi - 1
Sanudi; Mponda, Chavula, Kafoteka (Msowoya) e Sangala; Kamwendo, Mwakasungula, Banda e Kanyenda (Ngambi); Mwafulirwa e Wadabwa (Nyondo)
Técnico: Kinnah Phiri
Gols: Kanouté, a 1, e Keita, aos 3 minutos do primeiro tempo. Mwafulirwa, aos 13, e Bagayoko, aos 40 minutos do segundo tempo Cartões amarelos: Mponda, Banda.
Público: 21 mil pagantes
Renda: não divulgada
GANA TENTA EVITAR VEXAME
Depois de estrear com derrota para a Costa do Marfim, Gana entrará em campo às 14h precisando vencer Burkina Faso para avançar à segunda fase. O adversário tem um ponto, na segunda colocação do Grupo B. Os ganeses não têm nada. Essien, do Chelsea, rompeu os ligamentos do joelho foi cortado.
Não houve acordo com Angola. Não aceitaríamos. A Argélia foi vítima disso na Copa de 82, quando Alemanha e Áustria combinaram para nos eliminar;
Rabah Saadane, técnico da Argélia
Memória
Jogo da vergonha
Na Copa do Mundo de 1982, a Argélia poderia ter sido a primeira seleção africana a passar da primeira fase. No entanto, Alemanha Ocidental e Áustria combinaram o resultado da partida e eliminaram os argelinos. Hrubesch marcou para os alemães, aos 11 minutos do primeiro tempo. A partir daí, os jogadores limitaram-se a trocar passes até o fim do jogo, prejudicando a Argélia. Os três países terminaram com quatro pontos, mas Alemanha e Áustria superaram o concorrente no saldo de gols.
Fase de grupos
PRÓXIMOS JOGOS ; ÚLTIMA RODADA
Hoje
14h ; Burkina Faso x Gana
Amanhã
14h ; Egito x Benin
14h ; Nigéria x Moçambique
Quinta-feira
14h ; Camarões x Tunísia
14h ; Gabão x Zâmbia