Assim, treinando normalmente durante as semanas de Natal e do ano-novo, o candango, que esteve na cidade na semana passada, contou que está trabalhando duro para chegar bem ao primeiro desafio de 2010: em março, ele embarca para a China, onde disputa, no trampolim de 3 metros, a primeira etapa da World Series, uma competição de altíssimo nível técnico composta por três torneios.
A World Series é a versão, nos saltos ornamentais, da Masters Cup do tênis. Apenas os oito melhores colocados do Mundial de Roma se credenciaram para a disputa, que, além da China, terá etapas na Inglaterra e no México. Nesses três países, César competirá com feras do porte do chinês He Chong, campeão olímpico em Pequim-2008 e campeão mundial em Roma; ou o norte-americano Troy Dumais, vice-campeão mundial no ano passado, entre outros.
;Em 2007, quando fiquei em sétimo lugar no Mundial de Melbourne, eu já tinha me classificado para essa competição;, lembrou César. ;Mas acabei me contundindo e não pude participar. Estou muito ansioso para competir agora, porque é um torneio muito importante. São poucos atletas, mas o nível técnico é muito alto. Não é todo dia que a gente participa de uma competição dessas.;
César retornou ao Rio de Janeiro, onde mora, no domingo e seguirá treinando até março. A meta é repetir ao máximo os saltos que apresentará na China e chegar afiado na hora de competir. ;Estar entre os melhores é um grande estímulo para querer ficar na frente dos caras. Vou me empenhar muito nos treinos para chegar à China na melhor forma possível.;
QUEM SÃO ELES
Nome: César Augusto Aquino de Castro
Data de nascimento: 2 de fevereiro de 1982
Local: Brasília
Especialidade: trampolim de 3 metros
Altura: 1,75m
Peso: 73kg
Principais resultados em 2009:
; 5; lugar no Campeonato Mundial de Roma
; prata na etapa de Montreal do Circuito Mundial
; 4; na etapa de Fortlauderdale do Circuito Mundial
; ganhador do Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta dos saltos ornamentais de 2009
Nome: Ian Carlos Gonçalves de Matos
Data de nascimento: 24 de abril de 1989
Local: Belém-PA
Especialidade: trampolim de 3 metros
Altura: 1,71m
Peso: 73kg
Principais resultados em 2009:
; prata na Taça Brasil
; ouro no salto sincronizado na Taça Brasil (com César Castro)
César Castro, saltador brasiliense
Fé na nova parceria
Em sua passagem por Brasília, César Castro aproveitou para treinar no Colégio Mackenzie. Lá, ele e o paraense Ian Matos puderam trabalhar juntos mais uma vez. Os dois venceram a prova de salto sincronizado no trampolim de 3 metros na Taça Brasil, em dezembro, e, para César, a parceria tem tudo para decolar.
;O Ian é um atleta novo e que tem um potencial enorme. Estamos nos entendendo bem, e acho que, em alguns anos, essa parceria tem tudo para conquistar bons resultados em nível internacional;, previu César.
Aos 20 anos, Ian compartilha da animação do parceiro. ;O César é o melhor saltador que o Brasil já produziu. Nós competimos na mesma prova e a minha meta é algum dia poder superá-lo;, disse, sem cerimônia. ;Mas, na prova de salto sincronizado, nós estamos formando essa parceria e o que eu espero é treinar muito para chegar ao nível dele e fazer a nossa dupla melhorar;, analisou.
Para o técnico Ricardo Moreira, que treinou César durante quase 10 anos, o candango e o paraense podem pensar em bons resultados já no Pan de 2011, que será disputado em Guadalajara. ;O Ian tem qualidades similares às do César. Quando ele pegar mais nível técnico, eles vão sincronizar muito bem. Acho que, para o ano que vem, já podemos pensar em bons resultados no Pan.;
Veja entrevista com o saltador César Castro