postado em 19/01/2010 12:01
Diferentemente de Roger Federer, os demais integrantes do top 10 do ranking masculino a entrar em quadra nesta terça-feira no Aberto da Austrália não tiveram tantas dificuldades para avançar. Assim, Novak Djokovic, Fernando Verdasco e Jo-Wilfried Tsonga começaram bem em Melbourne. A exceção a esse grupo foi Robin Soderling, número oito do mundo, eliminado de virada em cinco sets por Marcel Granollers, 114.
Fora Federer, o principal tenista da rodada foi Djokovic. Assim como o suíço, o sérvio até teve um início lento, mas venceu o espanhol Daniel Gimeno-Traver por 7/5, 6/3 e 6/2. No primeiro set, o azarão liderava o marcador até ser quebrado com 4/3 de vantagem. No 11º game, ainda desperdiçou um duplo break point que o deixaria servindo para fechar.
Apesar de alguns sustos, o sérvio confirmou o favoritismo e a vaga para enfrentar o helvético Marco Chiudinelli, dono do 58º posto do ranking. Ao terceiro colocado se juntaram o nono, Verdasco, e o décimo, Tsonga. O espanhol, atual semifinalista do torneio, se complicou na primeira parcial, porém se recuperou para eliminar o australiano Carsten Ball (AUS): 6/7 (4-7), 7/6 (7-1), 7/5 e 6/2. Seu próximo adversário vem da Ucrânia: é o qualifier Illya Marchenko, 119º, que despachou Carlos Moyá.
Já o francês teve menos trabalho para se desfazer de outro ucraniano, Sergiy Stakhovsky, superado por 6/3, 6/4 e 6/4. O vice-campeão de 2008 agora encara o saque-e-voleio do norte-americano Taylor Dent, ex-top 30 e hoje o 79 do planeta.
Soderling, a primeira decepção: No grupo de principais favoritos, o único que não avançou foi Robin Soderling. O sueco vencia Marcel Granollers por dois sets a zero e acabou caindo de virada com parciais de 5/7, 2/6, 6/4, 6/4 e 6/2 em 3h20. Antes do Grand Slam, o sueco vinha sofrendo com dores no cotovelo direito, contudo se recusou a culpar essa contusão pela derrota.
"Não sei o que aconteceu. Simplesmente não joguei bem. Comecei de forma terrível e termnei de forma terrível", analisou ele, lembrando que na primeira etapa vinha com uma quebra de serviço atrás antes de obter a virada. Grande zebra, o espanhol bateu o favorito pela primeira vez em quatro confrontos e agora desafia o colombiano Alejandro Falla, algoz do brasileiro Marcos Daniel.