postado em 19/01/2010 13:30
Thierry Henry, autor da polêmica jogada que culminou no gol marcado por Galas contra a Irlanda, em novembro, ao ajeitar a bola com a mão antes de fazer o cruzamento para selar a classificação francesa à Copa da África do Sul, escapou de ser punido pela Fifa.
Apesar de o presidente da entidade, Joseph Blatter, ter considerado a jogada "grosseira e injusta", o Comitê Disciplinar da Fifa não encontrou base legal para aplicar qualquer punição ao jogador do Barcelona.
"O Comitê Disciplinar chegou à conclusão de que não há base legal para levar em conta este caso, porque levar a mão na bola não pode ser considerado uma infração séria como estipulado no artigo 77º do Código Disciplinar da Fifa", esclareceu o órgão, em comunicado.
Henry foi crucificado pelo lance ilegal e chegou a pedir desculpa publicamente ao povo irlandês, além de sugerir à Fifa que a partida entre as duas seleções, que foi válida pela repescagem e acabou empatada por 1 x 1, fosse remarcada. A entidade descartou um novo jogo e apenas ameaçou punir o atacante disciplinarmente, o que também não aconteceu.