postado em 19/01/2010 15:02
Tenista número 1 do Brasil e 35 do mundo, o paulista Thomaz Bellucci terá seu primeiro grande desafio neste início de temporada. Ele encara o norte-americano Andy Roddick, 7º do ranking da ATP, por volta da meia-noite desta quarta-feira (horário de Brasília), pela segunda rodada do Australian Open.
Roddick será o quarto top 10 que Bellucci enfrenta na carreira. No ano passado jogou contra o francês Gilles Simon, então número 9, no US Open, e contra o espanhol Fernando Verdasco, número 10, em Indian Wells. Em 2008 encarou o número 2, o espanhol Rafael Nadal, em Roland Garros. Perdeu as três.
Vivendo um momento de ascensão na carreira, Bellucci sabe da superioridade do próximo adversário, mas vai para cima. "Vai ser uma pedreira contra o Roddick, mas vou buscar a minha chance. Ele tem pontos vulneráveis e vou explorar isso", admitiu o brasileiro.
Bellucci precisou de mais de um dia para vencer o russo Teimuraz Gabashvili, na estreia do primeiro Grand Slam do ano. A partida começou na noite de domingo (horário de Brasília), foi interrompida várias vezes por causa da chuva e enfim adiada para o início da madrugada de terça-feira.
Apesar da maratona, Bellucci anotou 6/3, 7/5, 4/6 e 6/4, e avançou no torneio australiano. "O mais importante foi ter conseguido lidar com essa situação. Acho que foram umas seis interrupções no total. Foi uma primeira rodada complicada, um dia difícil, mas que a parte mental acabou fazendo a diferença. Depois, voltei bem para o jogo. Entrei bem intenso e soube administrar a quebra que tinha de vantagem no quarto set", acrescentou.
Nas duplas, Bellucci e André Sá já sabem quem vão enfrentar na primeira rodada. Eles duelam contra a parceria norte-americana formada por Eric Butorac e Rajeev Ram, ainda sem data divulgada pela organização. Os brasileiros jogaram juntos em Auckland, na semana passada, e chegaram às semifinais do torneio neozelandês.