postado em 20/01/2010 08:25
Uma quebra de saque a mais em cada set bastou para que Thomaz Bellucci fosse eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália. Tendo pela frente o norte-americano Andy Roddick, o brasileiro até criou suas chances de ganhar ao menos uma parcial, especialmente a terceira, mas acabou se despedindo por 6/3, 6/4 e 6/4 após 2h11 de partida.
[SAIBAMAIS]Esta foi a quarta derrota em quatro confrontos de Bellucci com tenistas localizados no top 10 do ranking masculino. Antes, também não havia roubado sets de Rafael Nadal, em 2008, e de Fernando Verdasco e Gilles Simon, no ano seguinte.
Na madrugada de terça para quarta-feira, a grande oportunidade para o paulista reverter esse histórico foi na terceira etapa. Dando-se enfim melhor nas trocas de bola, ele colecionou três break points para abrir 4/2, porém foi barrado sempre pelo forte serviço de Roddick. Na sequência, levaria a decisiva quebra embora tenha aberto 40-15 no game.
No total, o norte-americano encaixou 11 aces e 80% dos primeiros saques, que quando entraram lhe renderam 78% dos pontos disputados - os índices de Bellucci foram respectivamente oito, 61% e 65%, sendo que ele só serviu realmente bem exatamente no terceiro set. Apesar dos bons números, o sétimo melhor do mundo chegou a ser quebrado uma vez, quando tinha vantagem de 4/1 na segunda etapa.
Apesar da derrota, o brasileiro provavelmente deixará a Oceania satisfeito. Se no ano passado não obteve vitórias em chaves principais, em 2010 conseguiu quatro, além de três derrotas. Tais resultados o levaram para a 35ª posição do ranking, o qual ele pode escalar durante a temporada de saibro - seu primeiro compromisso no piso preferido é a partir de 1º de fevereiro, no ATP 250 de Santiago.
Roddick, por sua vez, comemora mais uma atuação segura em Melbourne, onde conseguiu controlar a maior agressividade de Bellucci (que marcou mais winners com 27 a 16) com rasos e profundos slices, artifício que vem incorporando a seu arsenal. Buscando uma vaga nas oitavas de final, o homem quatro vezes semifinalista desse Grand Slam encara outro canhoto, Feliciano López. O espanhol eliminou o alemão Rainer Schuettler por 6/3, 2/6, 6/3 e 6/2 e buscará a primeira vitória no sexto encontro com o ianque.