postado em 20/01/2010 08:44
São Paulo ; Os dois atletas mais badalados do Campeonato Paulista 2010 jogam juntos hoje pela primeira vez na partida do Corinthians contra o Bragantino, às 21h50, no Pacaembu. Vestindo a mesma camisa, Ronaldo e Roberto Carlos conquistaram nada menos que 10 títulos. Foram cinco pelo galáctico Real Madrid, incluindo o Mundial Interclubes (2002), e cinco pela Seleção Brasileira, onde sagraram-se pentacampeões. Parceiros dentro de campo ; o lateral-esquerdo foi o maior garçom do Fenômeno no time merengue ; e amigos fora dos gramados, onde dividem as atenções e o quarto na concentração em Itu, a dupla promete reeditar bons momentos do passado no ano do centenário alvinegro.Diante do empate em 1 x 1 com o Monte Azul, na primeira partida pelo Paulistão, o técnico Mano Menezes reviu seu planejamento e adiantou a estreia dos astros. A princípio, Ronaldo só jogaria a partir da terceira rodada. Mas a necessidade de garantir ritmo de jogo a Roberto Carlos, 36 anos, e ao atacante, 33, para a Libertadores em fevereiro, além da obrigação de não desperdiçar pontos no começo do estadual, fez o treinador mudar de ideia. Do time que empatou no interior paulista, saem o inoperante Souza e o argentino Escudero.
Na segunda partida de Ronaldo pelo Corinthians, no ano passado, o Fenômeno empatou o clássico contra o Palmeiras no fim do segundo tempo e, na comemoração, fez o alambrado do Estádio Prudentão cair. Ansioso pela estreia, Roberto Carlos prevê a mesma euforia da torcida. ;Se eu fizer um gol, o Pacaembu vem abaixo!”
Deixando claro que seu retorno ao país se deve ao Fenômeno, Roberto Carlos ressalta a possibilidade de jogar mais uma vez ao lado do artilheiro. ;É sempre especial jogar com uma pessoa com quem você criou uma história. Vi o Ronaldo crescer, e ele viu minha carreira toda. Quando não jogávamos juntos, era ligação todo dia, trocando ideias. Estou muito orgulhoso de atuar no Corinthians com um de meus melhores amigos.;
Títulos da dupla
Na Seleção
; Pré-Olímpico (1996)
; Copa América (1997 e 1999)
; Copa das Confederações (1997)
; Copa do Mundo (2002)
No Real Madrid
; Mundial Interclubes (2002)
; Supercopa Europeia (2002)
; Supercopa da Espanha (2003)
; Campeonato Espanhol (2003 e 2007)
Santos pede apoio do torcedor
O Santos faz o primeiro jogo do ano, e da nova diretoria, na Vila Belmiro, hoje, às 19h30, contra a Ponte Preta, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. A expectativa é de comparecimento de um bom público para rever o ídolo Giovanni (deve entrar no segundo tempo), Paulo Henrique Lima e Neymar ; destaques na goleada da estreia diante do Rio Branco.
Os jogadores e o técnico Dorival Júnior pedem que o torcedor da Baixada Santista abandone o comportamento de protesto do segundo semestre do ano passado e apoie a equipe. ;Da minha parte, procuro apagar o que aconteceu no ano passado. Eu estou com a cabeça melhor e com um pouco mais de malandragem. Espero que o torcedor fique do nosso lado, gritando os nomes dos jogadores e incentivando para que a equipe consiga o resultado dentro de campo;, pediu Neymar, autor de dois dos quatro gols santistas na primeira rodada.
São Paulo aposta nos reservas
A derrota na estreia no Paulistão não fez o técnico Ricardo Gomes abrir mão do planejamento. Hoje, quando visita o Mirassol, às 21h50, no Estádio Campos Maia, o São Paulo entrará em campo com apenas dois titulares. Richarlyson e Jean são os únicos que permanecem na equipe para a disputa da segunda rodada do campeonato estadual.
O objetivo tricolor é continuar preparando o time para enfrentar o Monterrey, em 10 de fevereiro, no Morumbi, na estreia pela Libertadores. Por isso, os jogadores do São Paulo que perderam da Portuguesa por 3 x 1, no último domingo, nem sequer viajaram para Mirassol. Eles treinam hoje no CT da Barra Funda em dois períodos. ;Claro que não preparei o time para perder, mas temos um trabalho que é mais importante. A torcida é inteligente, sabe que vamos ganhar lá na frente;, justifica Ricardo Gomes.
Pelo planejamento da comissão técnica, os titulares entrarão em campo em apenas quatro dos sete jogos que o São Paulo fará no Paulistão antes da estreia na Libertadores. Além da Portuguesa, eles devem enfrentar o Rio Claro, no sábado, o Sertãozinho, em 31 de janeiro, e o Santos, em 7 de fevereiro. Além do Mirassol, os reservas pegam o Paulista, em 28 de janeiro, e o São Caetano, em 3 de fevereiro. ;A responsabilidade vai aumentando e ninguém pode se acomodar. O São Paulo tem de buscar uma vitória e pensar em atropelar o Mirassol. Se não pensarmos assim, podemos chegar lá e tomar outro vareio. Mesmo respeitando o adversário, nosso time tem de se impor;, diz o zagueiro André Luís, que estreia hoje. Ainda entre os reforços, entrarão em campo o zagueiro Xandão e o meia Carlinhos Paraíba.
Nos bastidores, as diretorias de São Paulo e Santos anunciaram a troca de Rodrigo Souto por Arouca, por um ano.
2; Rodada
Ontem
Botafogo 0 x 0 Ituano
Hoje
16h - Portuguesa x Sertãozinho
19h30 - Oeste x Monte Azul
Paulista x Rio Claro
Santos x Ponte Preta
21h50 - Corinthians x Bragantino
Mirassol x São Paulo
Amanhã
19h30 - Mogi Mirim x Rio Branco
21h - Barueri x Palmeiras
21h50 - Santo André x São Caetano