Patrícia Trindade
postado em 20/01/2010 08:47
Rio de Janeiro ; O personagem mais importante na Gávea, ontem, não era nenhum jogador campeão brasileiro em 2009, nem o técnico Andrade, e sim o aparelho de fax, na sala da diretoria, onde o vice-presidente de futebol Marcos Braz despacha diariamente. Mas ele não tocou e nem imprimiu a papelada que os rubro-negros esperavam, vindas do CSKA, da Rússia, com a documentação do atacante Vágner Love. Eram mais de 19h no Brasil e Braz já tinha perdido as esperanças. ;É uma da manhã em pleno inverno russo. Duvido que alguém trabalhe a essa hora com 30 graus negativos;, ironizou o dirigente.Andrade esperava contar com sua dupla titular de ataque, Love e Adriano contra o Volta Redonda, hoje, às 18h30, no Estádio Raulino de Oliveira, pela segunda rodada da Taça Guanabara, mas terá de se contentar em manter Erick Flores e Obina na frente. Em compensação, terá à sua disposição outros dois importantes protagonistas do título do ano passado, que ele só imaginava pode escalar a partir da terceira rodada, o zagueiro Ronaldo Angelim ; autor da vitória por 2 x 1 sobre o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão de 2009, que deu a taça ao Flamengo ; e o meia sérvio Petkovic, que está longe da sua melhor forma física, mas será relacionado e deve jogar no segundo tempo.
Adriano não viajou com a delegação para Volta Redonda, mas esteve na Gávea no início da tarde e conseguiu calçar tênis ; ele estava andando de chinelo desde quinta-feira para se curar da inflamação de uma bolha no calcanhar esquerdo. Fez uma leve caminhada na esteira e pedalou por meia hora na bicicleta ergométrica da academia do clube e está confirmado contra o Bangu, sábado, no Engenhão, pela terceira rodada. Andrade minimizou a atitude do artilheiro, que antes do treino de segunda-feira conversou com o treinador e pediu para não ser relacionado para a partida. ;Ele me disse que está sem condição de jogar. Não posso apressar a volta de um jogador da importância dele;, justificou o treinador. O Flamengo oficializou ontem a contratação do lateral-esquerdo Michael, que teve passagem no Botafogo em 2009, mas pouco atuou por problemas disciplinares.
Briga pela artilharia e pela popularidade
; Adriano e Vágner Love não entram em campo contra o Volta Redonda hoje, mas começam uma briga paralela na Gávea: a Olympikus, que confecciona os uniformes rubro-negros, vai disponibilizar hoje o primeiro lote com a camisa 9 já com o nome de Vágner Love nas costas, ao preço de R$ 149,90. Adriano foi o campeão das vendas ano passado. Segundo dados do departamento de marketing da Gávea, de maio a novembro, 80% das camisas comercializadas nas lojas oficiais do Flamengo tinham o número 10 do Imperador nas costas.
Esquema 3-5-2 de Cuca em xeque
Rio ; Dos quatro grandes do Rio, o Fluminense foi o que teve melhor estreia no Campeonato Carioca com a goleada por 3 x 0 sobre o Americano, domingo, em Campos. Mas, o 3-5-2 de Cuca, que deixou o time ofensivo, sem comprometer a marcação, como ele havia previsto, pode entrar em colapso com a ausência do zagueiro Dalton. O jogador, que é peça fundamental no esquema tático do treinador por ser o alicerce do sistema defensivo, teve diagnosticada uma lesão no púbis após o treino de segunda-feira e não vai enfrentar o Bangu, hoje, às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Guanabara, turno do Estadual do Rio.
Cuca faz mistério e não revela se vai alterar o esquema para 4-4-2. Mas dá pistas de que pretende manter os três homens na linha: ;O ideal neste começo é mexer o mínimo possível na equipe. Não tem muito o que inventar;. Se mantiver os três zagueiros, Cássio será o escolhido para atuar ao lado de Gum e Leandro Euzébio. Caso mexa na parte tática, Willians e Thiaguinho são as opções no meio.
Encontro
A última vez que os comandados de Cuca jogaram diante da empolgada torcida tricolor foi em 29 de novembro do ano passado, pela penúltima rodada da competição nacional, quando o time goleou o Vitória por 4 x 0, saiu da zona de rebaixamento pela primeira vez em todo o returno do Brasileiro. No encerramento da competição, a equipe das Laranjeiras empatou com o Coritiba em 1 x 1 no Couto Pereira ; partida que ficou marcada pela invasão da torcida do Coxa ; e escapou do descenso. Desde 2005, o Fluminense não ganha a competição. O jejum da Taça Guanabara é ainda maior: de 17 anos. O Fluminense está no grupo A e enfrenta, além do Americano, Bangu, Volta Redonda, Duque de Caxias, Flamengo, Boavista e Olaria.
2; rodada
Hoje
16h - Fluminense x Bangu
Resende x Macaé
17h - Boavista x Americano
Tigres x Madureira
18h30 - Volta Redonda x Flamengo
21h50 - América x Vasco
Amanhã
16h - Duque de Caxias x Olaria
18h30 - Botafogo x Friburguense