Superesportes

Vasco enfrenta velhos conhecidos

Contra o América, de Romário e Bebeto, que já passaram por São Januário, Vasco busca a segunda vitória na competição. Carlos Alberto está confirmado no time

Joana Tiso
postado em 20/01/2010 08:51
Rio de Janeiro ; Pelo Vasco, Romário marcou a maioria dos seus 1.002 gols (326 pelo profissional e 59 na categoria de base), inclusive o milésimo histórico. Bebeto não conquistou tantos títulos em São Januário quanto o antigo parceiro de ataque, mas participou do bicampeonato nacional, em 1989, e logo ganhou o carinho do torcedor. Agora, eles comandam o América, adversário de hoje do cruzmaltino, às 21h50, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Guanabara. No Vasco atual, o ídolo é Carlos Alberto, que já atuou com o Baixinho, no Fluminense, e é fã da dupla tetracampeã pela Seleção Brasileira.

;O futebol é legal por isso. Joguei com Romário, que é meu ídolo, e acompanhei o tetra quando era criança. O tempo passa e você convive com os ídolos de outra forma. O futebol te proporciona emoções novas todos os dias;, disse o capitão vascaíno, sem esquecer da rivalidade dentro de campo. ;O América começou perdendo e eles não vão facilitar o nosso trabalho;, completou, referindo-se à derrota do adversário de hoje para o Madureira, por 2 x 1, fora de casa. O Vasco, por sua vez, suou para vencer o Tigres por 1 x 0, em seu estádio.

Quem ainda tenta conquistar um espaço no coração dos vascaínos é o atacante Dodô, que está confirmado no ataque. O técnico Vágner Mancini ensaiou poupar os titulares, mas não encontrou apoio na equipe. Carlos Alberto foi um dos que pediram para entrar em campo.

A dupla na Colina

Romário
; Nenhum clube teve tantas alegrias com o Baixinho quanto o Vasco, apesar da relação de amor e ódio entre a torcida e o atual dirigente do América. Na lista de títulos, há um Brasileiro, uma Copa Mercosul e dois Cariocas. Foi no cruzmaltino que Romário se tornou artilheiro do Brasileirão por duas vezes, em 2001 e 2005. Ele teve quatro passagens por São Januário (de 1985 a 1988, de 1999 a 2002, de 2005 a 2006 e de 2007 a 2008), inclusive uma como técnico. Por lá, o ex-centroavante marcou o milésimo gol da carreira e ganhou uma estátua de homenagem em São Januário. Hoje, o eterno camisa 11 é manager do América, clube de coração do pai, Edevair, que já faleceu.

Bebeto
; Bebeto gerou polêmica quando trocou o Flamengo pelo arquirrival Vasco, em 1989, na maior transação interna do futebol brasileiro na época. De cara, ele conquistou o título nacional e o afeto da torcida. Pelo clube da Colina, o ex-atacante foi o artilheiro do Brasileirão de 1992. Ele deixou o cruzmaltino logo depois, voltando em 2000 para uma curta passagem.

Elton retorna ao clube

; Maior artilheiro do clube em 2009 com 26 gols, o atacante Elton está de volta à Colina. Como não conseguiu vender o jogador para o futebol europeu, o São Caetano aceitou emprestá-lo novamente ao Vasco por duas temporadas. Para que a negociação se concretizasse, o clube de São Januário pagou cerca de R$ 400 mil, e ainda terá direito a 20% dos direitos econômicos do jogador.

Eurico Miranda está de volta

A chapa formada pelo ex-presidente Eurico Miranda e o vice Silvio Godoi foi eleita para liderar o Conselho de Beneméritos do Vasco no triênio 2010/2011/2012, ontem, em pleito realizado na Colina. Eles derrotaram a dupla Henrique Loureiro e Antônio Soares Calçada, que também comandou o clube, por 93 votos a 45. Eurico volta a São Januário após 19 meses afastado de São Januário. Acusado de cometer irregularidades nas eleições de 2006, o dirigente foi obrigado a marcar uma nova votação para o Conselho Deliberativo dois anos depois. O grupo de Roberto Dinamite levou a melhor e ele foi eleito, em seguida, o novo presidente do Vasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação