postado em 20/01/2010 13:05
Três anos e meio trabalhando juntos na BMW, e Robert Kubica e Nick Heidfeld podem voltar a estar lado a lado, desta vez na Renault. Chefe da equipe francesa, Eric Boullier admitiu que o alemão está na lista de quatro ou cinco nomes para ser o parceiro do polonês, mas garante não ter pressa para tomar a decisão, adiada para fevereiro.
"Ele definitivamente está na lista", confirmou Boullier ao Autosport, em referência ao nome de Heidfeld. "Trata-se de uma questão diferente porque ele já passou tantos anos com Robert. A questão é se queremos colocá-los juntos de novo", emendou.
Nas três temporadas completas que disputaram na BMW, Kubica e Heidfeld travaram uma luta muito árdua que na soma de pontos, por 140 a 131, acabou ganha pelo piloto de 32 anos. Exatamente devido a isso, ele chegou a 'cutucar' publicamente o parceiro que foi muito assediado a partir do fim da equipe da montadora germânica - enquanto isso, o veterano ainda não assegurou sua permanência na categoria.
A partir de um possível desgaste dessa parceria, Boullier recusou-se a colocar o alemão como favorito à segunda vaga da Renault. Candidatos a ela não faltam: "Estamos observando uma série de pilotos, dois deles experientes e dois novatos", revelou, negando ainda que haja a necessidade de contratar um nome francês, como ocorreu com Romain Grosjean na última temporada. "A nacionalidade não conta. Pode ser francês, mas também russo, chinês, alemão, austríaco ou o que você quiser".
Com esses indícios, chega-se à conclusão de que estão no páreo o russo Vitaly Petrov, atual vice-campeão da GP2 que também busca um assento na Campos, além do chinês Ho-Pin Tung e do francês Jerome D'Ambrosio, que testaram para a equipe em dezembro passado. O nome mais experiente é o do austríaco Christian Klien, ex-piloto de Red Bull e Jaguar.
De qualquer forma, não há pressa para se definir o parceiro de Kubica. Tanto é que o polonês pode começar os treinos coletivos de Valência, em 1º de fevereiro, sendo o único homem responsável por experimentar o novo carro da Renault. "Nós adoraríamos tomar a decisão antes do teste. Se não, Robert começará o desenvolvimento sozinho", ponderou Boullier, confidenciando ainda que, além de qualidade, possíveis "patrocinadores" trazidos pelos pilotos farão a diferença nessa definição.