postado em 21/01/2010 00:04
O Vasco conseguiu sua segunda vitória na Taça Guanabara que corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca. Em partida disputada na noite desta quarta-feira no Engenhão, o time de São Januário derrotou o América por 2 x 1 e chegou a seis pontos ganhos em duas rodadas e lidera o Grupo B. O América da dupla Romário e Bebeto que já havia perdido na estreia para o Madureira segue sem pontuar na competição e ocupa a lanterna da chave.
A vitória do Vasco foi merecida porque o time dirigido por Vagner Mancini se apresentou de forma mais organizada dentro de campo e teve objetividade para aproveitar as oportunidades que surgiram durante a partida. O América mostrou muito empenho mas ainda mostra sinais claros de desentrosamento.
Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Botafogo enquanto o América vai visitar o Macaé.
O jogo:
A partida começou com o gramado muito pesado por causa da chuva forte que atingiu o Rio de Janeiro momentos antes do jogo. partida. E logo aos três minutos, o Vasco teve a chance de abrir o marcador com Philippe Coutinho que recebeu livre na área e chutou em cima do goleiro Roberto.
Os jogadores tinham muita dificuldade para trocar passes no gramado encharcado e o América só conseguiu dar a resposta aos oito minutos em chute de Osmar de fora da área que Fernando Prass defendeu com alguma dificuldade. Apesar das dificuldades, o time de São Januário tinha mais posse de bola chegava com mais perigo ao gol de Roberto. Aos 13 minutos, em cobrança de falta, Dodô rolou para Philippe Coutinho que chutou para grande defesa do goleiro americano.
Aos 17 minutos, o América desperdiçou uma chance incrível para marcar. Jones Carioca entrou pela direita e cruzou para a entrada de Adriano na pequena área mas o atacante rubro se atrapalhou sozinho e errou a conclusão.
Depois desse lance, os dois times reduziram o ritmo embora o Vasco continuasse com maior domínio de jogo.
Aos 28 minutos, Philippe Coutinho aproveitou uma sobra de bola para arrancar em direção à área americana mas o chute saiu fraco para uma boa defesa de Roberto. Os times passaram a errar muitos passes e até o final do primeiro tempo não conseguiram criar mais nenhum lance de emoção.
O Vasco voltou com o volante Souza no lugar de Jumar e com muito mais disposição para buscar a vitória. E logo aos cinco minutos, o time dirigido por Vagner Mancini marcou. O volante Nilton arriscou da intermediária e contou com a colaboração do goleiro Roberto que tocou na bola mas não conseguiu impedir que ela entrasse. O gol motivou o Vasco e abalou o América que quase sofreu o segundo gol aos 11 minutos em chute de Márcio Careca que foi desviado pelo goleiro Roberto.
O time comandado por Bebeto tentou partir para o ataque e chegou a a ameaçar em cabeçada de Jones que encobriu o travessão do goleiro Fernando Prass. O atacante Adriano voltou a ter uma grande chance aos 27 minutos quando Adriano ganhou da defesa vascaína na velocidade e chutou colocado, mas Fernando Prass desviou para escanteio.
Vagner Mancini colocou Fumagalli ao lado de Dodô e o artilheiro teve a chance de marcar seu primeiro gol com a camisa do Vasco aos 32 minutos mas chutou para fora. Aos 37 minutos, o Vasco marcou o segundo gol. Carlos Alberto arrancou da intermediária e lançou Dodô que chutou para defesa parcial de Roberto, A bola então voltou para Carlos Alberto que teve calma para se livrar da marcação e chutou com força para colocar a bola nas redes americanas.
O América ainda marcou seu gol aos 45 minutos. Jones cruzou da direita, Fernando falhou e Fagner acabou colocando a bola nas suas redes, definindo o placar da partida.