Superesportes

Campeões fazem festa na cerimônia de premiação

postado em 23/01/2010 15:24
Os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos, foram os velejadores mais aplaudidos na cerimônia de premiação do Campeonato Mundial de Star, encerrado na quinta-feira (21/01), no Rio de Janeiro (ICRJ). A festa de encerramento da disputa foi realizada na noite desta sexta no Salão da Piscina do Iate Clube, com a presença de autoridades, dirigentes e patrocinadores, além, claro, dos competidores.

Iain Percy, que entrou para o seleto grupo dos bicampeões mundiais da classe (ganhou o primeiro título em 2002, na Marina Del Rey, nos Estados Unidos, quando competiu ao lado de Steven Mitchell), comemorou o título dentro da piscina, jogado pelos outros concorrentes, logo após receber o pesado troféu de campeão de Star, que serviu para beber champanhe. Ele é reconhecido com um dos melhores velejadores do mundo e, como tal, vai participar da próxima edição da America;s Cup.

Os suíços Flavio de Marazzi e Enrico de Maria, líderes do ranking mundial da Federação Internacional de Vela ISAF), ficaram em segundo lugar, seguidos dos brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira, que repetiram a colocação de 1996, quando o Mundial foi disputado também no Rio.

O timoneiro Torben, eleito o melhor velejador do mundo pela ISAF em 2009, e o proeiro Marcelo vão disputar em fevereiro a Pré-Olímpica de Brasília, dando início a campanha para Londres-2012, embora o timoneiro ainda não saiba se poderá disputar ou não novamente uma Olimpíada por causa dos convites que tem recebido para fazer outra Regata de Volta ao Mundo (é o atual campeão da Volvo Ocean Race com o Ericsson 4).

Também subiram ao pódio as duplas brasileiras Lars Grael/Ronald Seifert e Alan Adler / Guilherme de Almeida, que terminaram a competição na quarta e na quinta colocações, respectivamente, no melhor desempenho nacional em todos os tempos em Campeonatos Mundiais. Nas outras categorias, o Brasil dominou. Gastão Brun e Gustavo Kunze foram os campeões da Grand Máster, enquanto Peter Ficker e Ubiratan de Oliveira ganharam o título na Masters.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação