Superesportes

Ipatinga perde para Tupi na estreia do Mineiro

postado em 23/01/2010 19:24
Considerado por muitos como um dos candidatos ao título, o Ipatinga começou mal a sua caminhada no Campeonato Mineiro. Neste sábado (23/01), o Tigre foi a Juiz de Fora e acabou sendo derrotado por 1 a 0 pelo Tupi, no estádio Mário Helênio, gol do veterano atacante Ademílson.

O Tupi passou boa parte da partida com um jogador a menos, já que o meia Gedeon foi expulso aos 24 minutos do segundo tempo. Mesmo assim, o Galo Carijó suportou a pressão do Ipatinga e sustentou o marcador.

Na próxima rodada, as duas equipes terão paradas duras pela frente: enfrentam os grandes da capital. No próximo sábado, o Ipatinga joga contra o Cruzeiro, no Mineirão. A partida estava marcada para o Ipatingão, mas como o gramado do estádio passa por reformas, o jogo foi transferido para Belo Horizonte. No dia seguinte, é a vez do Tupi atuar no Gigante da Pampulha, contra o Atlético.

O jogo - Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o Tupi tentou partir para cima e teve a primeira chance logo aos 2 minutos, com Ademílson. Ele chutou forte, mas por cima. O Ipatinga respondeu rápido. Aos 7 minutos, Danilo Dias fez jogada pela ponta e cruzou, mas Marinho Donizete também errou o alvo.

Com as duas equipes armadas no esquema 3-5-2, a partida ficou muito congestionada no meio-campo. Ainda presos em função do ritmo pesado da pré-temporada, os jogadores não conseguiam dar velocidade ao jogo e abusavam das faltas para matar as jogadas.

Algumas chances surgiram nas bolas paradas. Aos 9 min, Chiquinho tentou para o Tupi. O chute saiu forte, mas sem direção. Aos 15, foi a vez do Ipatinga quase marcar em lance semelhante. Luizinho cobrou, a bola desviou em um zagueiro e sobrou para Max chutar. O goleiro Eládio rebateu, Márcio Alemão pegou o rebote mas chutou para fora.

O Tupi também perdeu uma excelente chance. Aos 19 minutos, Ademílson chutou, o goleiro Ranieri rebateu e Henrique, livre, conseguiu perder. A partir daí a partida caiu muito de qualidade.

Com uma equipe completamente reformulada - o goleiro Ranieri, o lateral direito Luizinho, o zagueiro Márcio Alemão, o volante Leanderson e os atacantes Jajá e Danilo Dias estreavam - o Ipatinga parecia sentir a falta de entrosamento. Mesmo assim, ainda teve o último lance de perigo da primeira etapa. Aos 41 minutos, Jajá lançou Marinho Donizete dentro da área e ele chutou, mas o goleiro conseguiu colocar para escanteio.

Na volta do intervalo, o técnico Flávio Lopes tentou dar mais poder de fogo à equipe, colocando o atacante Amílton no lugar de Francismar. Entretanto, não contava com um lance de infelicidade. Aos 10 minutos, depois de perder o domínio da bola no meio campo, Amílton foi desarmado e a bola sobrou para Ademilson, na entrada da área. Ele driblou o marcador, escolheu o canto e marcou o gol do Tupi.

Atrás no placar, o Ipatinga tentou chegar. Aos 18 minutos, Danilo Dias, atacante mais perigoso do Tigre, invadiu a área e chutou cruzado, à direita do goleiro. Quatro minutos depois, ele mesmo bateu falta, o goleiro Eládio espalmou e a bola ainda tocou no travessão antes de sair.

Aos 24 minutos, o meia Gedeon, do Tupi, que já tinha cartão amarelo, acabou expulso ao cometer falta dura em Amílton. O Ipatinga partiu para o tudo ou nada. Flávio Lopes colocou Joabe e Afonso, mas de nada adiantou. O time criou poucas chances e amargou a derrota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação