postado em 23/01/2010 20:10
Depois de quase dois meses sem futebol, o domingo (24/01) promete ser de muita emoção em Belo Horizonte. A primeira rodada do Campeonato Mineiro já coloca frente a frente dois dos principais candidatos ao título da competição: América-MG e Atlético-MG, no chamado ;clássico das multidões;. Com técnicos experientes - Marco Aurélio e Wanderley Luxemburgo, respectivamente - e vários reforços, as equipes prometem um grande espetáculo.No Galo, depois de finalizar a pré-temporada em Araxá, a única dúvida de Luxemburgo é no gol. Nos coletivos e jogos-treino, Aranha e o uruguaio Carini, dono da camisa 1 no ano passado, se revezaram na posição. Entretanto, na última semana, o ex-jogador da Ponte Preta foi o titular em todas as atividades - inclusive na vitória por 3 a 1 no amistoso contra o Araxá.
Além de Luxemburgo, a partida terá outras novidades para a torcida alvinegra. As caras novas são o zagueiro equatoriano Jairo Campos, ex-LDU, o lateral-esquerdo Leandro, ex-Vitória, e o atacante Muriqui, ex-Avaí.Empolgada, a torcida do Galo promete lotar o Mineirão. Somente até sexta-feira, mais de 15 mil ingressos já haviam sido vendidos para o confronto.
Pelo lado do América, o técnico Marco Aurélio também já tem o time praticamente definido. Ele vai manter a base campeã da Série C do ano passado. A única novidade deve ser o atacante Laécio, reforço da equipe para a temporada.
Chamado de "retranqueiro" por muitos torcedores, Marco Aurélio resolveu ;congestionar; o meio campo e armou o time no 4-5-1. Para isso, optou por duas improvisações: o volante Nando deve atuar na lateral-direita e o lateral-esquerdo Danilo jogará como volante. "Nossa preparação foi ótima. Tenho certeza de que vamos fazer um grande jogo. É o time que nós temos de melhor no momento. Não tem segredo", afirmou o treinador.
Para que Laécio não fique isolado no ataque, o meia Luciano terá mais liberdade para chegar à frente. Três dos ;veteranos; do time, o lateral-direito Evanílson, o meia Irênio e o atacante Euller, devem ficar como opção no banco de reservas.
No ano passado, as duas equipes também se enfrentaram na primeira rodada do estadual. Apesar de algumas chances de gol criadas pelas duas equipes, não saíram do 0 a 0.