postado em 23/01/2010 20:13
Quase um ano depois de terem se enfrentado pela semifinal da Taça Rio de 2009, Botafogo e Vasco se reeencontram neste domingo (24/01), às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, no primeiro clássico da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Os dois times estão empatados na liderança do Grupo B com seis pontos, mas o Alvinegro de General Severiano leva vantagem por ter marcado mais gols.O jogo ainda reserva outras atrações como a provável estreia do atacante uruguaio Loco Abreu com a camisa do Botafogo e por ser a primeira vez que Dodô enfrenta seu ex-clube depois de ter cumprido a suspensão de dois anos por doping - ele acusou o clube de ter sido negligente no seu caso. Além disso, o vencedor do confronto vai ficar mais perto das semifinais do primeiro turno.
No Botafogo, o técnico Estevam Soares deve confirmar a estreia de Loco Abreu, que vem sendo preparado fisicamente há duas semanas. O treinador só não definiu se o uruguaio começa jogando ou será guardado para entrar durante a partida. Caso ele opte pela segunda chance, é provável que Caio, que substituiu Jorge Luiz na vitória sobre o Friburguense, comece ao lado do argentino Herrera.
O zagueiro Fábio Ferreira, já regularizado, deve ficar no banco. Estevam não gostou da atuação da equipe na última partidas mas procurou defender Lúcio Flávio e Alessandro muito vaiados pela torcida. Ele confirmou a presença dos dois na equipe que enfrenta o Vasco. Os jogadores reconheceram a atuação deficiente mas se queixaram muito do estado do gramado do Engenhão.
No Vasco, a polêmica em relação ao clássico começou no início da semana, quando a diretoria tentou tirar o jogo do Engenhão e transferi-lo para o Maracanã. Os vascaínos, que enfrentaram o América no estádio do Botafogo, se queixaram muito do estado do gramado e dizem que o piso ruim vai prejudicar o desempenho das equipes no clássico.
Em relaçao ao time, o técnico Vagner Mancini admite repetir a escalação que derrotou o América, com Philippe Coutinho na armação e Carlos Alberto formando a dupla de ataque com Dodô - apesar de Rodrigo Pimpão já ter cumprido a suspensão automática e Rafael Coelho já ter sido liberado pelo departamento médico. Souza, que vem entrando bem nas últimas partidas, pode começar jogando ao lado de Nilton no meio-campo. O volante Rafael Carioca deve ficar no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de janeiro de 2010, domingo
Horário:19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Wagner Santos e Jackson Massarra
BOTAFOGO: Jéfferson; Alessandro, Wellington, Antonio Carlos e Marcelo Cordeiro;Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lúcio Flávio; Herrera e Loco Abreu (Caio)
Técnico: Estevam Soares
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Jumar (Souza), Léo Gago e Philippe Coutinho; Carlos Alberto e Dodô
Técnico: Vagner Mancini