Superesportes

Com gol de Ceni, São Paulo vence lanterna e se recupera

postado em 23/01/2010 21:37
O São Paulo aproveitou a fragilidade do lanterna para conquistar sua primeira vitória no Campeonato Paulista. Escalado com vários titulares, o time do técnico Ricardo Gomes venceu o Rio Claro por 3 a 0, na noite deste sábado (23/01), no estádio do Morumbi.

Apesar de ter levado alguns sustos na partida, o Tricolor teve tranquilidade para assegurar o triunfo e se recuperar na competição, mesmo depois da expulsão de Adrián González, no segundo tempo. Antes de ficar com um a menos, o time da casa balançou as redes duas vezes, com brilho para Washington, que fez a assistência para o gol de Hernanes e ainda marcou um. Rogério Ceni se redimiu do erro no pênalti na estreia e converteu uma cobrança neste sábado.

Com o resultado, o São Paulo chegou aos quatro pontos, na nona colocação. Já o Rio Claro acumulou sua terceira derrota no Estadual e segue na lanterna da competição.

O Tricolor volta a campo na tarde de quinta-feira, quando enfrenta o Paulista, na Arena Barueri.

O jogo: Depois dos tropeços nas duas rodadas anteriores do Campeonato Paulista, o São Paulo cumpriu o esperado por seu torcedor e começou a partida com velocidade para balançar logo as redes. Na primeira jogada ofensiva, o Tricolor trocou passes na entrada da área do Rio Claro, mas Marcelinho Paraíba errou o último toque, que seria para Washington finalizar.

A surpresa para o São Paulo foi perceber que o time visitante não se contentaria apenas em se defender. Derrotado em seus dois primeiros jogos no Estadual, o Rio Claro se sentiu na obrigação de atacar e logo criou perigo. Aos sete minutos, Alessandro Paraná correu pela esquerda e cruzou para Osny, que apareceu atrás de Miranda para cabecear forte. Mas Rogério Ceni fez ótima defesa.

Depois do susto, o São Paulo voltou a concentrar as jogadas em seu campo ofensivo, mas o excesso de erros de passes atrapalhou a equipe. O Tricolor só conseguiu ameaçar o adversário aos 18 minutos, quando Léo Lima tocou de calcanhar na esquerda para Junior Cesar. O lateral teve tranquilidade para chegar à linha de fundo e cruzar para a pequena área, onde apareceu o goleiro Sidney para espalmar. A bola bateu em Washington e passou perto da trave.

Pouco depois, em cobrança de falta ensaiada da esquerda, Hernanes rolou na entrada da área para Marcelinho Paraíba, que ajeitou e chutou fora do alcance do goleiro. Mas o zagueiro Luciano salvou os visitantes. Do outro lado, o Rio Claro respondeu em um rápido contragolpe puxado por Maicon Souza, que só foi parado com falta de Adrián González. Na cobrança, Murilo soltou um foguete e exigiu bom trabalho de Rogério Ceni.

A equipe do interior se empolgou com a boa jogada e ameaçou novamente. Edu Sales dominou na meia-lua, deixou Jean no chão e chutou forte, mas Rogério Ceni se esticou para espalmar para fora. Após a cobrança do escanteio, a bola sobrou na entrada da área para Odair finalizar. Mais uma vez, o goleiro-artilheiro trabalhou com segurança.

A disposição em buscar o ataque fez com que o Rio Claro deixasse espaço na zaga. O São Paulo não perdoou. Aos 39, Washington fez excelente passe para Hernanes, que recebeu atrás da zaga, invadiu a área com liberdade e concluiu com força, sem dar chance a Sidney.

Para ficar ainda mais tranquilo, o time de Ricardo Gomes tentou ampliar antes do intervalo. Adrián González lançou na direita para Jean, que cruzou para a área. Washington dominou, girou e chutou rente à trave.

As equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, e o Rio Claro se lançou ao ataque para tentar empatar. No entanto, o São Paulo soube esperar o momento certo para chegar ao ataque. Aos 11, Marcelinho Paraíba cobrou falta na área e Luciano tentou tirar, mas a bola chegou a Washington, que cabeceou para as redes.

Pouco depois do gol, o Tricolor sofreu uma baixa. Adrián González fez falta dura e recebeu segundo cartão amarelo, sendo expulso. Assim, Paulinho McLaren tirou Murilo para a entrada de Neno. Já Ricardo Gomes tratou de fechar sua equipe, com o estreante Xandão na vaga de Léo Lima.

Sem ver efeito de sua alteração, Paulinho McLaren tirou também Luciano e Osny, colocando Thomas e Kim na partida. Mas o Tricolor seguiu aproveitando a fragilidade da defesa adversária. Marcelinho Paraíba fez assistência na área para Washington finalizar com perigo, mas Sidney defendeu.

Nos minutos finais, o Tricolor teve um pênalti ao seu favor, sofrido por Hernanes. O goleiro Rogério Ceni, que havia perdido um pênalti na estreia do Paulistão, bateu com segurança para balançar as redes. Pouco depois, Nelinho foi expulso de campo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação