Superesportes

Vasco enfrenta ataque de estrangeiros em reencontro de Dodô com o Botafogo

Joana Tiso
postado em 24/01/2010 16:20
Rio de Janeiro ; Os hermanos Loco Abreu e Herrera medem forças com a dupla mais badalada de São Januário, formada por Carlos Alberto e Dodô, hoje, às 19h30, no clássico entre Botafogo e Vasco, no Engenhão, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Os brasileiros levam vantagem no entrosamento, pois treinam juntos desde o início da temporada e atuaram nos dois primeiros jogos do Estadual. Os alvinegros, por sua vez, fazem a primeira partida lado a lado. Principais reforços do alvinegro, os dois chegaram a General Severiano para dar fim aos problemas no setor ofensivo.

A contratação do uruguaio mobilizou a torcida, carente de ídolos e, sobretudo, de jogadores de decisão. Centroavante de origem, Loco Abreu é o segundo maior goleador da Seleção Uruguaia e um nômade. O Botafogo é o 17; clube que o atleta, 33 anos, defende. ;Na parte técnica, ele é diferenciado e chegou para ser o destaque do campeonato. Ganhamos um excepcional atacante, uma estrela, um artilheiro;, comemorou o técnico Estevam Soares.

A animação é tanta que Estevam afirmou que o Botafogo, hoje, vai de Abreu e mais dez. ;Sei que a responsabilidade é grande. Temos de nos preparar bem, porque será um jogo forte e de emoção. Mas o nosso time está com ânsia de crescer e vencer. Não preciso convocar a torcida, pois ela sabe o quanto essa partida é importante e que precisa ir;, afirmou Loco Abreu.

O reencontro

Na Colina, quem mais sofre com a expectativa para o clássico é Dodô, que não vê a hora de marcar o primeiro com a camisa do Vasco ; após cumprir mais de um ano de suspensão por doping. ;Esse início tem sido bom e até surpreendente. Comecei fora de sintonia, mas no segundo jogo melhorei. Sei que estou muito longe da melhor forma técnica, mas quero fazer gol;, assegurou. A partida é ainda mais especial, já que marca o reencontro do artilheiro com o clube que defendeu três vezes.

;Quando estava no Fluminense, entrei 15 minutos contra o Botafogo. Não valeu. Agora sim é para valer. O que guardo de lá são os momentos dentro de campo, coisas muito boas que aconteceram na minha carreira. Assim como nos outros clubes que passei. É isso que conta. Não ficou mágoa alguma. Já cumpri a pena e estou aqui de volta;, garantiu Dodô, que foi suspenso pelo uso de femproporex, que funciona com um inibidor de apetite. A substância foi encontrada em pílulas de cafeína dadas aos jogadores do Botafogo, em 2007, num lote contaminado.

O técnico Vágner Mancini prevê uma ;boa briga; entre as duplas de ataque. ;Vejo o setor ofensivo das duas equipes mais arrumado do que o defensivo. Só que ainda há muitas chances desperdiçadas;, analisou o comandante. Para ele, o clássico de hoje é o teste de que o Vasco precisa no início de temporada.

;Esse é o jogo que vale a pena ganhar, porque dá destaque e pode ajudar ou atrapalhar. Estamos em evolução e é até bom não começar o campeonato goleando por 5 x 0, pois dá uma falsa confiança aos jogadores;, disse Mancini, que vê semelhanças entre Vasco e Botafogo. ;Os dois foram atrás de novos atletas e mexeram em sua estrutura. Isso pode melhorar o que foi feito em 2009, mas houve pouco tempo de preparação e eles estão longe da forma física ideal. Acho que os clubes chegam em igualdade e o clássico vai ser decidido por detalhes.;


QUEM É ELE


Nome: Washington Sebastián Abreu Gallo
Nascimento: 17/10/1976
Local: Minas (Uruguai)
Idade: 33 anos
Altura: 1,93m
Peso: 84kg
Posição: atacante
Clubes: Defensor (Uruguai), San Lorenzo (Argentina), Deportivo La Coruña (Espanha), Grêmio, Tecos
(México), Nacional (Uruguai), Cruz Azul (México), América (México), Dorados (México), Monterrey
(México), San Luis (México), Tigres (México), River Plate (Argentina), Beitar Jerusalém (Israel), Real Sociedad (Espanha), Aris (Grécia) e Botafogo


PALAVRA DO ESPECIALISTA

Eu acho que o Botafogo fez uma excelente contratação. O ;Loco; Abreu é um jogador de área, alto, forte fisicamente e muito bom nas jogadas aéreas. Ele é ídolo aqui no Nacional e fez o gol que colocou o Uruguai em mais uma Copa do Mundo ; na repescagem, contra a Costa Rica. Acredito que ele precisa de um bom parceiro ofensivo (ainda sem saber que o atacante jogará ao lado de Herrera) e de um meia que o coloque na cara do gol. Ele é um ótimo finalizador.
Daniel Rosa, repórter do jornal El País, de Montevideu

"Não preciso convocar a torcida, pois ela sabe o quanto essa partida é importante e que precisa ir"
Loco Abreu, atacante do Botafogo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação