Superesportes

Na estreia de Luxa, Galo fica no empate com o América-MG

postado em 24/01/2010 19:29
Depois de quase dois meses longe do Mineirão, a torcida do Atlético-MG tinha motivos para fazer a festa neste sábado, no primeiro jogo da equipe no Campeonato Mineiro: a estreia do técnico Wanderley Luxemburgo e dos novos reforços e a permanência do ídolo Diego Tardelli. Entretanto, os mais de 33 mil atleticanos presentes não contavam com tanta resistência do América. O time verde-branco saiu na frente, teve mais chances para ampliar, mas cedeu o empate. Placar final: 1 x 1.

A partida foi marcada por grandes exibições dos goleiros Flávio e pela forte pegada do meio campo, às vezes até de forma excessiva: oito jogadores receberam cartão amarelo e dois acabaram expulsos: Jonílson, do Galo, e Nando, do América.

Na segunda rodada, no domingo, o Atlético enfrenta o Tupi, de Juiz de Fora, no Mineirão, às 17 horas. Mais cedo, às 10h30, o América encara o Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O jogo
Logo no início, o Atlético tentou partir para cima. Aos 2 minutos, Tardelli fez jogada pela direita e cruzou para Muriqui. O atacante não concluiu bem e o goleiro Flávio defendeu. Dois minutos depois, Coelho cobrou falta e o goleiro americano fez grande defesa, colocando a bola para escanteio.

Quando tudo indicava um massacre alvinegro, o América fez seu gol. Aos 5 minutos, no primeiro ataque da equipe, Rodrigo recebeu a bola livre na intermediária e arriscou de longe, acertando o ângulo esquerdo de Aranha. O gol desestabilizou o Atlético e o América começou a criar mais chances, explorar as costas do lateral-direito Coelho.

Aos 23 minutos o América quase ampliou. Luciano, dentro da área, rolou a bola para Moisés chutar forte de primeira, mas Aranha fez bela defesa. O Galo tentou responder dois minutos depois, em jogada entre Muriqui e Correa, mas a zaga trava o chute e o goleiro Flávio faz a defesa.

A situação do Galo, que já era complicada, piorou aos 29 minutos, quando Jonílson foi expulso, após falta em Luciano. Ele havia recebido o primeiro amarelo quatro minutos antes. A partir daí, o jogo ficou quente e o árbitro Cleisson Veloso Pereira começou a distribuir cartões para as duas equipes.

Com um a mais, o América voltou a criar outras chances. Aos 36 minutos, Moisés invade a área pela esquerda, chuta cruzado e Aranha espalma para escanteio. Aos 41 minutos, um lance incrível: Luciano invadiu a área e chutou. A bola bateu no travessão e na trave, mas não entrou. O primeiro tempo terminou mesmo em 1 x 0 para o Coelho.

Na volta do intervalo, Luxemburgo tentou recompor o meio de campo, colocando Fabiano no lugar de Evandro e a mudança deu efeito praticamente imediato. No primeiro minuto, Tardelli cruzou da direita, Fabiano concluiu firme, mas o goleiro Flávio defendeu no reflexo. No rebote, a bola acertou em Muriqui e foi para fora.

A situação melhorou para o Galo aos 7 minutos, quando o lateral-direito Nando, do América, também foi expulso. Na seqüência, aos 9 minutos, o Galo empatou. Muriqui cruzou, Werley tocou mal, mas a bola sobrou para Fabiano empurrar para as redes. E a virada quase veio aos 12 minutos. Muriqui, em velocidade, ganhou do marcador e acertou a trave.

Com o jogo aberto, o América passou a explorar os contra-ataques. E quase deu certo em duas oportunidades. Aos 15 minutos, Laécio passou para Luciano, a bola tocou em Werley e foi em direção ao gol, encobrindo Aranha. O goleiro, entretanto, se recuperou a tempo e fez grande defesa. Aos 22 minutos, Luciano invadiu a área pela esquerda e chuta cruzado, Aranha defendeu novamente.

Para incendiar o time, Luxemburgo promoveu a entrada dos veteranos Júnior e Marques. O Galo cresceu, mas quem teve as chances mais claras foi o América. Aos 40 minutos, Danilo foi lançado em profundidade, driblou o goleiro Aranha, ficou de cara para o gol, mas foi desarmado pelo zagueiro equatoriano Jairo Campos, com um carinho salvador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação