postado em 25/01/2010 16:38
Nesta segunda-feira, duas das equipes mais fortes da África se enfrentaram pelas quartas de final da Copa Africana de Nações. O Egito, líder do Grupo C com 100% de aproveitamento, pegou Camarões, de campanha bem mais modesta, na cidade de Benguela, em Angola. E quem levou a melhor foram os "faraós", que fizeram 3 x 1 e agora duelam contra a Argélia por um lugar na grande decisão.
A partida começou de maneira bastante movimentada, com ambas as equipes buscando o ataque e criando chances de abrir o marcador. Aos 23 minutos, Moawad teve grande oportunidade para o Egito, de cabeça, mas mandou para fora. Na sequência do lance, os camaroneses responderam com um gol. Após cobrança de escanteio, Ahmed Hassan desviou para as próprias redes e inaugurou o placar.
Mas como o futebol tem 90 minutos, Hassan conseguiu se redimir aos 37. O egípcio arriscou chute de fora da área e contou com sorte para empatar o jogo. Antes de chegar em Kameni, a bola quicou e enganou o arqueiro, que atua pelo Espanyol de Barcelona.
Ainda antes do intervalo, o Egito poderia ter virado, mas Meteeb cabeceou para fora. Outra chance foi criada no início da segunda etapa, com o meia Zidan, que aproveitou desatenção da defesa rival para roubar a bola e chutar com força, parando em boa defesa do goleiro adversário.
A partir daí, Camarões começou a tomar conta da partida. Enquanto a seleção de Samuel Eto'o pressionava em busca da classificação, os egípcios pareciam satisfeitos em levar o jogo para a prorrogação. E foi justamente isso que aconteceu. Logo no início do prolongamento, Geremi tentou tocar para o goleiro e foi surpreendido por Gedo, que se antecipou e tocou para as redes.
Três minutos mais tarde, o Egito garantiu sua vaga na próxima fase da competição em um erro da arbitragem. Em cobrança de falta de Ahmed Hassan, a bola bateu na trave e pingou na linha do gol, mas o gol foi confirmado. No final, Camarões ainda perdeu o zagueiro Chedjou, expulso.