Superesportes

Capitão da seleção do Egito comanda a virada contra Camarões

Hassan fez um gol contra e dois a favor, sendo um deles inexistente. Na semifinal, os atuais campeões reencontram os arquirrivais argelinos

postado em 26/01/2010 08:55
O Egito se classificou para as semifinais da Copa Africana de Nações ao derrotar a seleção de Camarões por 3 x 1, na prorrogação, ontem, em Benguela. O capitão egípcio, o veterano Ahmed Hassan, 34 anos, foi o nome do jogo, ao marcar três dos quatro gols da partida, um deles contra.

O experiente meia disputou a 170; partida pela seleção egípcia, estabelecendo um novo recorde no continente africano. Hassan abriu o placar para a equipe adversária aos 26 minutos, mas empatou ainda no primeiro tempo, aos 37.

O jogo foi para a prorrogação e Mohammed Gedo aproveitou uma bobeada da zaga camaronesa para fazer o segundo do Egito, logo aos dois. Três minutos depois, Hassan cobrou uma falta com força, o goleiro Kameni desviou no travessão e a bola quicou na linha. O árbitro, porém, validou o gol.

A equipe do artilheiro Samuel Eto;o, que foi uma decepção durante todo o torneio, ainda teve um jogador expulso no segundo tempo da prorrogação.

Na quinta-feira, o Egito, atual campeão da Copa Africana, vai enfrentar nas semifinais a Argélia, responsável, no domingo, pela eliminação da Costa do Marfim. A partida será uma revanche da repescagem para a Copa do Mundo, quando os argelinos venceram.


Placar

Egito 3
Essam El Hadary; Ahmed al-Muhamadi, Wael Gomaa, Mahmoud Fathallah, Sayed Moawad; Ahmed Hassan (Abdel-Shafy), Ahmed Fathi, Hani Said, Hosni Rabou (Hossam Ghali); Mohamed Zidan (Mohamed Gedo) e Emad Moteb
Técnico: Hassan Shehata

Camarões 1
Carlos Kameni; Geremi (André Bikey), Nicolas N;Koulou, Aurélien Chedjou, Henri Bedimo; Georges Mandjeck, Alexandre Song, Eyong Enoh; Achille Emana (Pierre Webó), Samuel Eto;o e Mohammadou Idrissou
Técnico: Paul Le Guen

Gols: Hassan, aos 26 (contra) e aos 37 minutos do 1; tempo. Mohamed Gedo, aos 2, e Hassan, aos 5 minutos do 1; tempo da prorrogação. n Cartões amarelos: Abd Rabou, Gomaa, Al-Muhamadi, Moawad; Geremi, Mandjeck e N;Koulou.
Cartão vermelho: Chedjou.
Público e renda: não divulgados

Veja os melhores momentos da partida



Memória

Torcedores em fúria
A seleção argelina foi responsável pela grande decepção dos egípcios no ano passado. Depois de as duas equipes terminarem empatadas a fase de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo, a Argélia venceu um jogo extra por 1 x 0 e garantiu a classificação, eliminando o Egito. Dias antes do confronto, o ônibus da delegação argelina foi apedrejado por torcedores adversários. Como reação, a torcida argelina saqueou e incendiou a sede da companhia aérea Egypt Air, no centro de Argel.


Semifinais

Quinta-feira
14h Gana x Nigéria
17h30 Argélia x Egito


Nos pênaltis, Nigéria elimina Zâmbia

A seleção nigeriana teve mais dificuldades do que o esperado, mas confirmou o favoritismo, ontem, contra Zâmbia e avançou à semifinal da Copa Africana de Nações. A classificação foi definida na decisão por pênaltis, com a vitória da Nigéria por 5 x 4, após a partida em Lubango terminar empatada por 0 x 0.

O jogo foi truncado, com as duas seleções privilegiando a marcação e criando pouco no ataque. O lance mais contundente ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, em cabeçada de Himoonde, salva em cima da linha. Assim, a partida foi para a prorrogação.

A Nigéria começou melhor o tempo extra e quase abriu o placar em cabeçada de Obafemi Martins. A Zâmbia ainda melhorou nos minutos seguintes e criou algumas oportunidades. Mas mesmo após a expulsão do zagueiro nigeriano Apam, não conseguiu marcar e a partida foi para os pênaltis.

Todos os jogadores converteram até a quarta cobrança, quando o zambiano Nyirenda bateu mal e facilitou a defesa de Enyeama. Na cobrança seguinte, o próprio goleiro converteu e garantiu a classificação da Nigéria.


Placar

Zâmbia 0
Mweene Kennedy; Joseph Musonda, Emmanuel Mbola, Jacob Mulenga, Félix Katongo (Noah Chivuta); Christopher Katongo, James Chamanga (Emmanuel Mayuka), Stopilla Sunzu; Thomas Nyirenda e William Njobvu (Clifford Mulenga)
Técnico: Herve Renard

Nigéria 0
Vicent Enyema; Shittu Olusola, Obasi Ogbuke (Nsofor), Ayegbeni Yakubu (Akinwunmi Martins), Obi Mikel; Peter Odemwingie, Kaita Sani, Mohamed Yusuf, Etuhu Paul (Yussuf Ayila); Echiejile Elderson e Onyekachi Apam
Técnico: Shuaibu Amodu

Gols: Christopher Katongo, Chivuta, Mayuka, Mikel, Martins, Nsofor, Odemwingie, Mweene e Enyema.
Cartões amarelos: Félix Katongo, Himonde, Musonda, Apam, Christopher Katongo.
Cartão vermelho: Apam. Público: 12 mil pessoas.
Renda: não divulgada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação