Superesportes

Jorge Fossati faz estreia oficial à frente do Inter

Time não era dirigido por um estrangeiro desde 1996

postado em 27/01/2010 08:38
Depois de 14 anos, o Internacional voltará a ser comandado em uma partida oficial por um técnico estrangeiro. O uruguaio Jorge Fossati estreia hoje, às 19h30, no Beira-Rio, contra o Juventude. Ausente à beira do gramado nas três rodadas anteriores do Campeonato Gaúcho, o treinador campeão em 2009 da Recopa e da Copa Sul-Americana à frente da LDU, do Equador, entregou o time B nas mãos do auxiliar Enderson Moreira. Enquanto isso, deixava o time principal no ponto para o principal desafio da temporada: a conquista do bicampeonato na Taça Libertadores da América.

O Internacional não tinha um técnico gringo desde 1996. Os últimos foram o uruguaio Pedro Rocha e depois o chileno Elias Figueroa, ambos no mesmo ano. Nenhum dos dois ganhou nada na função. Experiente, Jorge Fossati, 57 anos, iniciou a pré-temporada revolucionando. Em vez de cobrar preparo físico, investiu pesado nos treinos táticos e com bola, como defende o técnico português da Internazionale, da Itália, José Mourinho. A nova filosofia começará a ser avaliada na prática esta noite, contra o Juventude, e principalmente no Gre-Nal de domingo, em Erechim.

Até agora, em dois jogos-treinos contra os fracos Esportivo e Cruzeiro, não foi difícil golear. Resta ver como a equipe funcionará contra uma equipe mais forte. Nos treinos contra os reservas, a parte ofensiva tem encontrado dificuldades. Fossati adota o esquema 3-6-1, mas prefere chamá-lo de 3-4-3. Os meias D;Alessandro e Giuliano são os responsáveis por se aproximar do centroavante Alecsandro. Canhoto, o argentino joga posicionado na direita. Destro, Giuliano joga na esquerda. Nos ensaio, porém, ambos foram tímidos no ataque.

Não será novidade, portanto, se Fossati abrir mão de um dos meias para recorrer a Taison como parceiro de Alecsandro desde o início da partida ou no segundo tempo. Hoje, o técnico ainda não poderá contar com Edu e Marquinhos. Ambos recuperam-se de lesões. Por outro lado, terá à disposição os dois principais destaques do Inter B, os atacantes Walter e Damião.


Morre o goleiro Gasperim

; Morreu na manhã de ontem, aos 57 anos, o ex-goleiro de Inter e Grêmio Luiz Carlos Gasperin. Ele lutava contra um câncer de intestino desde 2005. O corpo será sepultado hoje, em Vacaria. Natural de Sarandi, Gasperim morava com a família em Curitiba, no Paraná, onde morreu. Gasperin atuou no Colorado e foi campeão Brasileiro pelo clube em 1976 e 1979. Conquistou também o vice-campeonato da Taça Libertadores da América, em 1980. No Grêmio, chegou a atuar na equipe de juniores.


Grêmio poupa Souza e Hugo

O Gre-Nal é no domingo, em Erechim, mas o técnico Silas começou a fazer mistério ontem, após o último treino para a partida de hoje, às 22h, contra o Santa Cruz, no Estádio dos Plátanos. O técnico mudará o time, mas esconde a escalação a sete chaves. ;Tenho a composição do time em mente, mas não gostaria de abri-la;, desculpou-se o treinador.

O ataque será o único setor que não sofrerá alterações. A dupla Jonas e Borges, que marcou cinco dos sete gols do time no Campeonato Gaúcho, está mantida. Na defesa, a ausência será Réver. O zagueiro fraturou a mão direita. Além disso, está sendo negociado com o Wolfsburg, da Alemanha. Para seu lugar, será utilizado o estreante Maurício. Nos bastidores, a diretoria tenta a contratação de Renato Silva, dispensado pelo São Paulo, para suprir a saída de Réver.

A lateral direita deverá ser ocupada por Mário Fernandes, recuperado de lesão. Com isso, Silas deslocará Ferdinando para o meio de campo. Suspenso, o volante Adilson está vetado. Souza, com um desconforto muscular, será poupado, assim como Hugo. Leandro, recuperando-se de uma forte pancada no pé direito, é outra carta fora do baralho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação