postado em 27/01/2010 12:23
Derrotado por 3 sets a 1 na final do Aberto da Austrália de 2008 por Novak Djokovic, Jo-Wilfried Tsonga obteve a sonhada revanche dois anos depois. Nesta quarta-feira, o francês controlou os nervos, superou as oscilações e aproveitou das debilitadas condições físicas do rival para vencer por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (10-8), 6/7 (5-7), 1/6, 6/3 e 6/1 após 3 horas e 52 minutos de batalha.
[SAIBAMAIS]Com o resultado, Tsonga mantém vivo o sonho de quebrar o jejum de títulos francês em Grand Slam que dura desde 1983, quando Yannick Noah ganhou Roland Garros. Para cumprir a ousada meta, porém, precisará superar Roger Federer, algoz de Nikolay Davydenko, na próxima sexta-feira. O retrospecto entre os semifinalistas aponta empate por 1 x 1, sempre com partidas em quadras duras. No outro lado da chave, enfrentam-se nesta quinta o escoces Andy Murray e o croata Marin Cilic.
Assim como Federer, o gaulês viveu um embate recheado de altos e baixos. Dominante no início, Djokovic não soube manter vantagens quando sacou em 2/0 e 5/3 no primeiro set. No segundo, também tinha uma quebra de saque acima e tomou a resposta, só sobressaindo em um emocionante tie-break: nele, Tsonga teve efetivas chances de vencer, tendo errado um voleio fácil e uma direita na rede quando servia em 4-3.
Sentindo a grande oportunidade desperdiçada, o até então embalado francês se apagou na terceira parcial, em que só obteve seis de seus expressivos 53 winners do jogo. No quarto set, porém, uma indisposição estomacal do sérvio recolocou o oponente no confronto. Com vontade de vomitar, o balcânico rapidamente cedeu o serviço e consequentemente o set.
Após pedir atendimento médico, o número três do mundo parecia firme na quinta etapa, porém três erros não forçados deram a Tsonga a quebra da qual ele precisava logo no primeiro game. Mais adiante, Djokovic ainda fez 0-30 e ficou perto de dar o troco, contudo esbarrou no poderoso serviço do futuro adversário de Federer - no total, foram 19 aces e um aproveitamento de 63% de primeiro saque.
Curiosamente, até esta edição do Aberto da Austrália o décimo colocado do ranking jamais disputara um jogo levado ao quinto set. Na rodada anterior, conseguiu superar o espanhol Nicolás Almagro por 3 x 2 e agora repetiu o placar contra o sérvio apesar da inexperiência.