postado em 28/01/2010 21:40
O Vasco conquistou sua quarta vitória consecutiva na Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca. O time dirigido por Vagner Mancini goleou o Macaé por 4 x 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira, em São Januário. Com o resultado, a equipe vascaína chegou aos 12 pontos ganhos e ocupa a liderança do Grupo B, enquanto o Macaé segue na última colocação da mesma chave com apenas um ponto.Mesmo sem Dodô, suspenso, e Carlos Alberto, lesionado, o Vasco não encontrou dificuldades para se impor diante de um adversário que ainda tentou jogar de igual no início da partida mas sem os atacantes Fernando e Anderson, suspensos, acabou amargando nova derrota na competição. O meia Philippe Coutinho foi o destaque da partida com belos dribles e ótimos passes.
Na próxima rodada, o Cruz-maltino vai encarar o Friburguense em Nova Friburgo. Já o Macaé vai receber o Madureira em Saquarema.
O jogo
O Vasco começou a partida disposto a impor seu ritmo desde os primeiros minutos. Mesmo sem o artilheiro Dodô,suspenso, o time pressionava bastante a defesa do Macaé. Logo aos oito minutos a torcida teve seu primeiro momento de emoção quando Philippe Coutinho fez grande jogada individual e, de dentro da área, chutou forte para grande defesa do goleiro Lugão. Aos 11 minutos, novamente Philippe Coutinho apareceu com destaque. Ele driblou Thiago Maciel e lançou para Rafael Coelho que chutou para fora, desperdiçando uma boa chance para marcar.
Aos 14 minutos, o Vasco anotou seu primeiro gol, através de Léo Gago que foi lançado por Philippe Coutinho na área, dividiu com o goleiro Lugão e empurrou para as redes. Em desvantagem, o Macaé adiantou sua equipe e quase chegou ao empate aos 20 minutos quando Laio recebeu de Amaral entrou na área e tocou na saída do goleiro Fernando Prass mas a bola saiu. O time da Região dos Lagos seguiu pressionando e voltou a ter boa chance aos 30 minutos em finalização do lateral-esquerdo Diego que acertou a rede pelo lado de fora.
O Vasco chegou ao segundo gol aos 32 minutos quando Nilton fez lançamento para a área, a bola bateu em Bill e sobrou para Rafael Coelho chutar forte para assinalar seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina. O Macaé desanimou e o Vasco chegou ao terceiro gol aos 37 minutos. Phillipe Coutinho cobrou escanteio e Nilton subiu livre para cabecear sem qualquer chance de defesa para Lugão.
O Macaé começou o segundo tempo com uma formação mais ofensiva tentando pressionar a defesa do Vasco mas o entusiasmo da equipe visitante terminou aos nove minutos quando o meia Magno arriscou de fora da área e marcou o quarto gol. Philippe Coutinho continuou dando as cartas com bonitas jogadas, muito aplaudidas pela torcida.
Com a partida decidida, o Vasco baixou o ritmo e o técnico Vágner Mancini decidiu promover a estreia do volante Rafael Coelho. Aos 30 minutos, falta na entrada da área do Macaé. Philippe Coutinho cobrou forte e a bola se chocou com o travessão. No rebote, Geovane Maranhão concluiu mas a bola bateu em um zagueiro do Macaé que estava na linha do gol.
Aos 32 o zagueiro André recebeu o segundo cartão amarelo. Quando o jogador do Macaé estava deixando o gramado, Rafael Coelho se estranhou com o zagueiro Otávio. O assistente Ricardo Almeida avisou ao árbitro e os dois foram expulsos. Quando o jogo foi reiniciado, Leó Santos e Nilton se embolaram na área e o atacante do Macaé agrediu o jogador vascaíno mas o árbitro estava de costas para o lance e nada marcou apesar das reclamações dos vascaínos.
Aos 41 minutos, Nilton perdeu a chance de aumentar a goleada ao cabecear para fora quando estava sem marcação na pequena área. No último lance importante da partida, Diego foi lançado em velocidade mas o goleiro Fernando Prass saiu do gol e acabou com qualquer possibilidade de o Macaé marcar o chamado gol de honra.
FICHA TÉCNICA - VASCO 4 x 0 MACAÉ
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de janeiro de 2010, quinta-feira
Hora: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Cortez
Assistentes: Ricardo Almeida e Cláudio Soares
Cartões amarelos: Léo Gago (Vasco); Bill, André e Gedeil (Macaé)
Cartões vermelhos: Rafael Coelho (Vasco); André e Otávio (Macaé)
Gols: VASCO: Léo Gago aos 14, Rafael Coelho aos 32 e Nilton aos 37 minutos do primeiro tempo; Magno aos nove minutos do segundo tempo
VASCO: Fernando Prass; Thiago Martinelli, Fernando (Gustavo), Titi e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago (Rafael Carioca), Souza e Magno (Geovani Maranhão); Philippe Coutinho e Rafael Coelho
Técnico: Vágner Mancini
MACAÉ: Lugão; Thiago Maciel (Fred), André, Otávio e Bill; Gedeil, Amaral (Norton), André Gomes e Diego; Laio (Rafael Aguiar) e Léo Santos,
Técnico: Toninho Andrade